Gasolineiras e Estado ganham 38 milhões com crise

O anúncio de descida de cerca de 15 cêntimos no preço dos combustíveis foi parcialmente anulado pela cotação do Brent do mar do Norte. 

A Associação Portuguesa das Empresas Petrolíferas (Apetro) acusa o Governo de ter feito uma previsão errada e, nesta matéria, é corroborada pela Deco Proteste, de defesa do consumidor. Ainda assim, a descida foi abaixo do previsto e as gasolineiras ganham 380 mil euros por dia com o processo.
Queda foi de 8,7 cêntimos. Petrolíferas e Deco acusam a tutela de errar previsões. Gasolineiras ganham 380 mil euros ao dia pois também não refletiram o desconto todo.
Em algumas gasolineiras, a descida do preço dos combustíveis ficou aquém do anunciado pelo Governo. 
Na Galp, por exemplo, a descida foi de quatro cêntimos face ao anunciado pelo Governo.
A descida do Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP) já entrou em vigor. No entanto, em alguns postos de abastecimento, o valor do gasóleo e da gasolina não baixou o que era esperado.
A Galp foi das gasolineiras que menos reduziu o preço dos combustíveis, são menos quatro cêntimos face ao anunciado pelo primeiro-ministro.
A empresa justifica a situação com a subida da cotação do combustível na semana passada no mercado europeu e a desvalorização do euro em relação ao dólar. 
Na segunda-feira, dia em que António Costa anunciou que a descida do imposto sobre produtos petrolíferos (ISP) se ia traduzir "num desconto de 15,5 cêntimos na gasolina e de 14,2 cêntimos no gasóleo", aqueles que acompanham o setor já sabiam que este benefício seria parcialmente anulado pela subida da cotação do Brent. Na semana passada, período que serve de referência para os preços desta semana, a cotação subiu cerca de quatro cêntimos. A isto soma-se quase um cêntimo de subida motivada pela desvalorização do euro face ao dólar, outro fator que o primeiro-ministro não teve em conta.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Radares da PSP | Porto | outubro 2025
3/10/2025
A arte desvenda os mistérios da espiritualidade
3/10/2025
Super Dragões e Colectivo Ultras 95 oficialmente reconhecidos pelo Clube
3/10/2025
Três detenções em operação especial de prevenção criminal na cidade do Porto
2/10/2025
Serviço de Informações de Segurança (SIRP) vai ter nova sede no Porto
2/10/2025
“Município não tem competências de emissão de licenciamento de obras de Estado” sublinha Moreira
1/10/2025
Porto Coffee Week regressa à cidade com aromas de café de todo o mundo
1/10/2025
HURRA! VAMOS RISCAR OS MANUAIS?
30/09/2025
Radares da PSP | Porto | outubro 2025
3/10/2025
A arte desvenda os mistérios da espiritualidade
3/10/2025