Gastronomia portuense elogiada por jornal espanhol "muito mais do que bacalhau e francesinhas"

A gastronomia portuense foi realçada no jornal espanhol “El País”, onde, através de uma rota, demonstram que há mais para além da tradicional francesinha na cidade.
“A procura da melhor francesinha não é tarefa fácil”, uma vez “é um dos clássicos da cozinha portuguesa”, que segundo conta a história, chegou ao Porto pelas mãos do Chef David da Silva nos anos 50. Ao percorrer a notícia lê-se que o legado foi passado pelas décadas seguintes e que “a iguaria é oferecida em quase todas as casas, como a “Guedes”, “Santa Francesinha”, “Café Santiago”, “Capa Negra””, entre outros sítios. 
E mostrando que nem só de francesinhas vive o portuense, o jornal menciona as “bifanas”, “sande de pernil com queijo”, “sardinhas assadas” e “doces tigelinhas”, como os “petiscos populares do Porto”, onde podem ser encontradas as sandes de pernil com queijo da Serra ou bifanas, assim como “codornizes em molho picante”, “cachorros, papas de sarrabulho” e “tripas à moda do Porto”.
O bacalhau está, indiscutivelmente, “omnipresente”, no entanto o El País faz questão de referir que na Afurada a “humilde sardinha” vai “diretamente do mercado para o prato”. 
Os doces também foram dignos da escrita por parte o jornal, tendo sido distinguida a “Confeitaria do Bolhão” pelos seus “pãezinhos de chocolate e outros salgados”, as “tigelinhas”, além dos pastéis de nata.
Em término, o jornal menciona “dois rituais gastronómicos imperdíveis no Porto”, a visita às caves do vinho do Porto em Gaia e provar uma francesinha, receita que perdura nos dias de hoje com “apenas 70 anos de história”.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024
Dois homens detidos crime de contrafação na baixa do Porto
19/07/2024
Largo do Amor de Perdição recebe “FC Porto na Baixa”
19/07/2024
Muros da Rua de Miragaia vão ser reabilitados e reparados
19/07/2024
Porto Business School e Católica Porto Business School no MBA Ranking 2024
19/07/2024
Estádio do Dragão com novas regras de acesso
19/07/2024
Detido jovem de 16 anos por suspeita de pornografia de menores no Porto
19/07/2024
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024