"Global Kitchen in Porto" traz gastronomia galega ao Mercado do Bolhão

Foi a segunda ação integrada no "Global Kitchen in Porto". Desta vez, contou com as presenças da chef Aurora Goy, como anfitriã do Porto, que recebeu a chef Lucía Freitas, de Santiago de Compostela. Os sabores gastronómicos da Galiza foram cozinhados e degustados em pleno Mercado do Bolhão.

A viagem de Aurora Goy e Lucía Freitas começou, no entanto, na Estação de S. Bento. Aí puderam apreciar a beleza arquitetónica e de azulejaria, que revestem toda a entrada do icónico edifício, seguindo depois para a Sé, onde se situa o marco jacobeu, representante do percurso até Santiago de Compostela e que nos liga ao país vizinho.

As duas chefs dirigiram-se depois para o Mercado do Bolhão, percorrendo as ruas da cidade, numa conversa amena e cheia de cumplicidade, partilhando as suas experiências e o caminho que as levou à procura dos melhores sabores no mercado de frescos.

Já em pleno Bolhão, percorrendo as bancas, selecionaram os legumes e os peixes que utilizaram, ali mesmo, na confeção dos pratos, acompanhadas pelo olhar atento da vereadora do Turismo e da Internacionalização. Responsável pela implementação do Global Kitchen in Porto, Catarina Santos Cunha manifestou-se satisfeita com "o dinamismo e relevância do projeto para a aproximação do Porto ao mundo e o nosso posicionamento como destino gastronómico".

"Para além disso, neste caso, sendo a chef convidada da Galiza, esta parceria torna-se muito especial, já que são vários os aspetos culturais que unem as duas cidades, para além da gastronomia, como, por exemplo, o Caminho de Santiago", prosseguiu.

Bacalhau foi rei

O programa começou no Auditório Bolhão, com uma apresentação do projeto "Amas da Terra". Lucía Freitas partilhou com o público a sua história, revelando a proximidade às mulheres produtoras da Galiza – agricultoras, mariscadoras, viticultoras e, de forma emotiva, demonstrou a ligação à terra, à origem e à produção artesanal como base de sucesso para o estrelado restaurante "A Tafona", ao qual se dedica desde 2009.

Já na Cozinha Bolhão – Meireles foi confecionado e servido ao público um prato para degustação dos sabores galegos, com os produtos frescos do mercado, em que a estrela foi um dos ingredientes mais típicos de Portugal - o bacalhau.

De abril a novembro, o Global Kitchen in Porto propõe uma viagem pela cultura culinária dos cinco continentes, com uma dezena de chefs de referência em todo o mundo, sempre com o apoio de chefs locais. Juntos vão partilhar o fogão, a mesa e a cidade. O público é também convidado a participar em conversas, showcookings e degustação de menus exclusivos, servidos de forma gratuita e limitada.

Promovido pela Câmara do Porto, através do Pelouro do Turismo e Internacionalização, a iniciativa pretende reforçar a cidade como um destino enogastronómico privilegiado, criando um verdadeiro intercâmbio de experiências e sinergias entre chefs, mas também com o público, entre locais e turistas.

O próximo evento tem já data marcada: dia 13 de julho, contando com a participação do prestigiado chef Juan Luis Martinez, do conceituado restaurante “Mérito”, de Lima (Perú), e da chef portuense Rita Magro, distinguida com o prémio Jovem Chef, na Gala Michelin 2024.

À semelhança dos anteriores, este será um evento aberto ao público, com oportunidade de interagir com os chefs e disfrutar dos momentos que serão proporcionados.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
“Há muita gente que acha que as pessoas do Porto não devem dar opiniões sobre coisas de Lisboa”, diz Moreira
18/07/2024
Investigadores da FMUP alertam para riscos de injeções para rejuvenescimento facial
18/07/2024
Há jazz sob as estrelas nos jardins do Palácio de Cristal
18/07/2024
Novos Tempos | A importância dos símbolos
18/07/2024
Exposição Visita-oficina orientada para os mais pequenos na Galeria Municipal
18/07/2024
Dois detidos pela prática ao crime de roubo contra o património
18/07/2024
Bilhetes para a Supertaça Cândido de Oliveira disponíveis esta quinta-feira
18/07/2024
Reabilitação de prédio em Campanhã para habitação acessível
17/07/2024
“Há muita gente que acha que as pessoas do Porto não devem dar opiniões sobre coisas de Lisboa”, diz Moreira
18/07/2024
Investigadores da FMUP alertam para riscos de injeções para rejuvenescimento facial
18/07/2024