14 Oct 2024, 14:10
226
Em setembro, o evento gastronómico "Global Kitchen" voltou ao Mercado do Bolhão com as receitas e os costumes gastronómicos do Gana, trazidos pela chef Fatmata Binta, que foi recebida pelo chef portuense Vasco Coelho Santos – um dos mais prestigiados da nova cozinha portuguesa.
Fatmata Binta criou a Fundação Fulani Kitchen e, atualmente, é chef executiva do "Dine on a Mat". Filha de fulanis de primeira geração, descendentes de guineenses, nasceu e cresceu em Freetown, na Serra Leoa. O amor à cozinha tornou-a numa nómada moderna e embaixadora da cozinha fulani, através da qual combina as suas raízes com a paixão pela vida rural e pela natureza, criando pratos modernos apresentados com simplicidade e autenticidade.
Além de ser uma experiência culinária, o conceito do "Dine on a Mat" é um intercâmbio cultural. Os convidados sentam-se em tapetes, descalços, e partilham pratos comuns, promovendo a ligação e a comunidade. Esta abordagem quebra as formalidades de um jantar de alta cozinha, permitindo que o foco permaneça nos sabores da comida e na vivência coletiva.
Depois de uma visita à Casa da Música, Fatmata Binta juntou-se a Vasco Coelho Santos no Bolhão, onde fizeram uma seleção dos ingredientes mais frescos a utilizar na confeção dos pratos, trazendo até à Invicta o conceito do "Dine on a Mat".
Na Cozinha Bolhão – Meireles, o público teve oportunidade assistir a um workshop de fónio, o cereal africano que é descrito como um superalimento, destacando-se no âmbito da gastronomia saudável.
Responsável pela implementação do "Global Kitchen in Porto", a vereadora do Turismo e da Internacionalização, Catarina Santos Cunha, notou mais uma vez o impacto positivo desta iniciativa.
"Tem sido um sucesso, quer junto do público, que esgota as possibilidades de participação nas atividades, quer junto dos media, que nos procuram para divulgação. Aliás, o recente reconhecimento do Porto como Melhor Destino Gastronómico da Europa, pelos World Culinary Awards, é já o reflexo desta e de outras iniciativas que o Município tem desenvolvido no âmbito da gastronomia", frisou a autarca.
Em novembro, o Porto despede-se do "Global Kitchen in Porto", com a chef australiana Jo Barrett e a portuense Rafaela Louzada, mas não sem antes deixar uma promessa de novos menus.
"Estamos já a planear uma nova versão do projeto, prolongando a nossa estratégia de reforçar a cidade como um destino enogastronómico privilegiado", garantiu Catarina Santos Cunha.
Desde abril, o Porto tem sido palco de momentos gastronómicos exclusivos, protagonizados por chefs de referência nacionais e internacionais. O "Global Kitchen in Porto" leva o público numa viagem pela cultura culinária dos cinco continentes, com conversas, showcookings e degustação de menus exclusivos, servidos a quatro mãos.
Fonte/Foto: CM Porto