Governo quer vender TAP a quem aproveitar o aeroporto do Porto

São quatro condições essenciais que vão condicionar a venda da TAP, sendo uma delas a preocupação com a exploração e capacitação de aeroportos nacionais fora de Lisboa, com especial destaque para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, informou o Governo esta quinta-feira.

No briefing após Conselho de Ministros que aprovou o diploma que estabelece o caderno de encargos para a privatização da companhia aérea portuguesa, Fernando Medina deixou claro que o futuro comprador da TAP tem de ter quatro preocupações: além da manutenção e crescimento do ‘hub’ de Lisboa (aeroporto que serve como centro de distribuição de passageiros), o Governo considera estratégico o investimento e emprego que o novo investidor possa trazer para Portugal em atividades de alto valor no setor da aviação, o melhor aproveitamento da rede de aeroportos nacionais valorizando e fazendo crescer operações de ponto a ponto, nomeadamente no aeroporto do Porto, e o preço e valor oferecido para aquisição das ações da companhia.

“A privatização da TAP é para servir melhor o país e a economia nacional, nós não vamos privatizar a TAP simplesmente ao maior valor”, assegurou o ministro das Finanças.

Já a percentagem do grupo a privatizar ainda não está definida, sabe-se apenas que será no mínimo 51% do capital, com uma tranche de até 5% reservada aos trabalhadores.
“Se será 51%, se será 60%, 70%, 80%, ou, até como o senhor primeiro-ministro admitiu - 100% -, isso não está definido, será definido em fase posterior do processo, em função do que o Governo considerar que é essencial em termos de segurança no cumprimento dos objetivos estratégicos definidos”, explicou Fernando Medina.

O caderno de encargos da privatização da TAP começa agora a ser desenvolvido – o Governo quer fazer aprovar este documento em Conselho de Ministros, “o mais tardar”, até ao início do próximo ano.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Clube dos Pensadores recebe André Ventura, candidato presidencial
30/01/2026
Seguir Cristo é recusar a lógica do confronto
30/01/2026
PJ detém suspeito de raptar filha de três anos na cidade do Porto
30/01/2026
Sapadores do Porto em Leiria para ajudar a repor a normalidade após tempestade
30/01/2026
Frentes ribeirinhas até aqui sob alçada da APDL vão mudar de gestão
29/01/2026
Fevereiro tem uma longa história para descobrir no Museu FC Porto
29/01/2026
Domus Social revela medidas implementadas e define prioridades para o futuro da habitação
28/01/2026
Túneis da cidade em manutenção até quinta-feira
28/01/2026
Clube dos Pensadores recebe André Ventura, candidato presidencial
30/01/2026
Seguir Cristo é recusar a lógica do confronto
30/01/2026