14 Jan 2022, 0:00
154
Após terem sido efetuados um total de 92.803 testes antigénio para deteção da Covid-19 nos centros disponibilizados gratuitamente pela Câmara do Porto durante o mês de dezembro, a medida foi prolongada pelo primeiro mês de 2022.
A adesão à testagem Covid-19 na cidade do Porto volta a evidenciar-se com as grandes filas formadas mesmo antes da hora de abertura.
Esta sexta-feira fica também marcada pela abertura de bares e discotecas e, apesar da exigência de teste negativo à Covid-19 para a entrada, os motivos dos portuenses aos centros de testagem continuam a ser vários, nomeadamente, devido a contactos positivos, por descargo de consciência e também devido a viagens.
A disponibilização de um lote adicional de 100 mil testes – o mesmo número aplicado em dezembro – foi votada e aprovada por unanimidade na reunião de Executivo de segunda-feira. Os 18 centros de testagem estão disponíveis a todos os interessados, residentes na cidade ou visitantes.
Os horários dos centros operados pela POC Medical Care são ajustados a partir de quarta-feira, 12 de janeiro, antecipando em uma hora o encerramento de domingo a quarta-feira, e em duas horas à quinta-feira, sexta-feira e sábado. Até 13 de janeiro, os centros de testagem Unilabs e Germano de Sousa na Praça Gomes Teixeira e na Praça D. João I funcionam apenas até às 22 horas. O mesmo acontece no centro na Trindade, que se ajusta à mesma redução de horário à sexta-feira e sábado. Face às circunstâncias, a afluência de pessoas não justificava a manutenção dos locais em funcionamento nos horários anteriormente praticados.
Os testes correspondem a um investimento integralmente assumido pela Câmara do Porto, e são suplementares aos seis que o Governo disponibiliza por mês a cada cidadão.