Em
O Primeiro de Janeiro

15 Jul 2022, 0:00

122

Grupo Jerónimo Martins inaugura Centro Incluir no Porto

O Grupo Jerónimo Martins inaugura esta sexta-feira, 15 de julho, o seu segundo Centro Incluir. Localizado em Salgueiros, este Centro, tal
como o de Lisboa – junto ao híper de Telheiras -, tem como objetivo recrutar, formar e desenvolver pessoas com deficiência ou incapacidade e, assim, potenciar o seu acesso ao mercado de trabalho.

Segundo a nota de imprensa, o Centro Incluir do Grupo Jerónimo Martins “funciona com base numa metodologia inovadora de formação e desenvolvimento, customizada para cada formando e adaptada às funções que podem ser desempenhadas em cada um dos negócios do Grupo”.
A primeira fase da formação tem a duração de duas semanas e decorre em sala, “com treino de competências comportamentais e relacionais e simulação prática de tarefas numa área do Centro onde foi construída uma loja-escola”.
Na segunda fase, a formação, de dez semanas, será “prática em contexto de trabalho, com o suporte de tutores – colaboradores responsáveis pelo acompanhamento e desenvolvimento de cada formando no local de trabalho – e da equipa de Inclusão”. Concluídas estas fases, os formandos deverão estar prontos para serem contratados pelas Companhias do Grupo.
A Chief People Officer do Grupo Jerónimo Martins, Marta Maia, afirma que “a ideia do Centro Incluir surgiu da nossa experiência com o Programa Incluir que tem como objetivo a empregabilidade de pessoas em situação de desvantagem no acesso ao mercado de trabalho e que, desde 2015, já nos permitiu criar mais de 800 oportunidades. Em 2022, no eixo das pessoas com deficiência, foram criadas 156 oportunidades de trabalho”.
O Centro Incluir “foi construído de raiz tendo em consideração os vários tipos de deficiência: sinalética e fonte de letra escolhidos para facilitar a leitura por parte de quem tem baixa visão ou dislexia, planta táctil e transcrição de texto para braille, para pessoas cegas, código de cor para daltónicos e auscultadores para maior conforto das pessoas com autismo, são alguns exemplos”, frisa o documento.
De modo a reforçar a cultura de inclusão na sociedade em geral, “o Centro Incluir de Salgueiros é um espaço aberto à comunidade, que poderá ser visitado mediante agendamento prévio através do e-mail incluir@jeronimo-martins.com”. Terá ainda uma programação de conferências e debates, e exposições rotativas de arte feita por pessoas com deficiência.
O Centro Incluir de Salgueiros está já a receber candidaturas através da plataforma Candidaturas Programa Incluir e do e-mail acima referido. As primeiras turmas começam a formação já na próxima semana, dia 18 de julho. 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Voleibol: sete atletas de saída
14/06/2024
Museu do Carro Eléctrico regressa à atividade noturna
14/06/2024
Alunos de escola portuense vencem prémio Filme de Animação em Itália
14/06/2024
Homem detido por arremesso de pedra contra esquadra em Cedofeita
14/06/2024
Videovigilância ajuda Polícia a identificar suspeitos de violência na noite de segunda-feira
14/06/2024
“A gente não deixa e o presidente também não vai deixar, vai estar connosco”
14/06/2024
Basquetebol: captações para atletas nascidos entre 2009 e 2013
14/06/2024
STCP anuncia horários de "verão" a partir deste sábado
14/06/2024
Voleibol: sete atletas de saída
14/06/2024
Museu do Carro Eléctrico regressa à atividade noturna
14/06/2024