27 Apr 2022, 0:00
117
O secretário-geral da ONU, António Guterres, espera que a evacuação do complexo industrial de Azovstal, na cidade ucraniana de Mariupol, possa acontecer na sexta-feira.
"Neste momento estão a decorrer negociações entre as Nações Unidas, a Cruz Vermelha, a Rússia e a Ucrânia no sentido de ver as modalidades concretas para a evacuação. A evacuação é muito complexa, houve um acordo de princípio do Presidente Putin e ficou acordado que os detalhes seriam discutidos nas reuniões que estão a decorrer", declarou António Guterres aos jornalistas portugueses, à chegada a Kiev.
"Esta operação é em relação ao complexo industrial de Azovstal e nós esperamos que se encontre uma solução de acordo entre todos para que se possa realizar uma operação humanitária que tem um valor extraordinário. Imaginem o que é um conjunto de mulheres e crianças em bunkers no escuro, desprovidos de tudo e no meio de uma guerra. É a prioridade das prioridades. É assim entendido pelo governo ucraniano e por nós e esperamos que os contactos tenham êxito. O nosso objetivo era fazer esta operação na sexta-feira, mas é preciso que as condições estejam criadas para assim fazermos.”