Há 60 anos que o Regimento de Transmissões foi criado no Porto

Na cidade, não se esqueceu o Dia da Arma de Transmissões, bem como os 60 anos da criação do Regimento de Transmissões (RTm) do Porto. Esta quarta-feira, numa cerimónia na qual o presidente da Câmara, Rui Moreira, marcou presença, foi (re) lembrada a importância desta ferramenta do Exército Português, nomeadamente, numa altura em que proliferam diferentes tipos de conflitos pelo mundo.
Há 60 anos que o Regimento de Transmissões foi criado no Porto, com o objetivo de aprontar o Batalhão de Transmissões e a Companhia de Guerra Eletrónica. A Arma de Transmissões constitui uma ferramenta do Exército Português, à qual compete assegurar e desenvolver as comunicações dos comandos e grandes unidades, mostrando-se cada vez mais imprescindível no contexto geopolítico atual.
Depois da continência das forças em parada, o presidente da Câmara do Porto assistiu a uma cerimónia de celebração, na sequência do Dia da Arma de Transmissões, que se assinalou no dia 24 de março, e do aniversário do Regimento de Transmissões.
"A arma de transmissões é essencial no teatro de operações", notou o major-general Nelson Martins Viegas Pires, diretor honorário da Arma de Transmissões, durante a cerimónia, trazendo à tona a importância desta ferramenta militar no contexto atual, dando como exemplo a guerra na Ucrânia.
Durante a cerimónia, houve espaço para uma homenagem aos militares de transmissões que foram mortos em defesa da pátria, com uma coroa de flores a ser depositada na entrada do regimento. Seguiu-se uma oração em honra "dos camaradas que deram o melhor que sabiam e que podiam pela sua gente".
Nas palavras do chefe do Estado-Maior do Exército, Eduardo Manuel Braga da Cruz Mendes Ferrão, "estas cerimónias são sempre importantes" para relevar o papel das Forças Armadas, dirigindo, neste sentido, uma mensagem a Rui Moreira. "Obrigada pelo seu comprometimento e respeito pelo Exército", proferiu.


Fonte: CM Porto
Foto: CMP | Andreia Merca
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Requalificação da Praça Pedro Nunes no valor de 2,5 milhões de euros
23/05/2025
A diplomacia é a força da Santa Sé
23/05/2025
Legislativas 2025 | Resultados | Concelho do Porto
23/05/2025
Porto e Gaia escolhidas para Capital Mundial do Desporto 2028
22/05/2025
Antigo shopping da baixa do porto transforma-se em hub empresarial
22/05/2025
Reabilitação de seis habitações em Ramalde para mercado de renda acessível
21/05/2025
Autarquia quer Rio Douro como serviço público de transporte fluvial
21/05/2025
MEMÓRIA DE MÁRIO SOARES PERPETUADA EM BRASÍLIA
20/05/2025
Requalificação da Praça Pedro Nunes no valor de 2,5 milhões de euros
23/05/2025
A diplomacia é a força da Santa Sé
23/05/2025