Heliporto do Hospital de São João fica concluído em abril mas terá de aguardar por licenças da ANAC

A obra do heliporto do Hospital de São João, no Porto, deverá estar concluída em meados do próximo mês, ficando somente a faltar o licenciamento da empreitada por parte da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Jorge Sousa, diretor do Serviço de Instalações e Equipamentos do S. João, acredita que ainda este ano haja helicópteros a aterrar na unidade de saúde da Invicta, ainda que este não seja um processo que depende do Hospital portuense. 

A intervenção entra assim na fase final, estando os trabalhos focados na plataforma com seis metros de altura e 25 de largura, que ligará o heliporto às urgência do hospital. 

"Depois de colocados os vidros, na manga estamos na fase de instalação da estrutura metálica da caixilharia e dos elevadores, faltando apenas depois a colocação das centrais de bobagem e as pinturas finais", salientou Jorge Sousa ao JN. 

Um dos principais desafios da obra foi a grande incerteza da entrega dos materiais, dado serem provenientes do estrangeiro, nomeadamente placas eletrónicas, estruturas metálicas e derivados químicos. 

A empreitada representou um investimento de 1,7 milhões de euros, valor cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Europeu para o Desnevolvimento Regional. O novo heliporto vai funcionar 24 horas por dia, passando a receber aeronaves com doentes urgentes provenientes da Região Norte.

A infraestrutura é um importante complemento para a Unidade de Saúde, uma vez que esta ainda não possui uma ligação direta por via aérea. No caso de transporte de algum doente por helicóptero, este tem de aterrar no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, ou no heliporto de Massarelos. 

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024
Dois homens detidos crime de contrafação na baixa do Porto
19/07/2024
Largo do Amor de Perdição recebe “FC Porto na Baixa”
19/07/2024
Muros da Rua de Miragaia vão ser reabilitados e reparados
19/07/2024
Porto Business School e Católica Porto Business School no MBA Ranking 2024
19/07/2024
Estádio do Dragão com novas regras de acesso
19/07/2024
Detido jovem de 16 anos por suspeita de pornografia de menores no Porto
19/07/2024
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024