25 Nov 2025, 8:46
20
O Centro Comercial Brasília celebra 49 anos de existência em 2025, tendo sido fundado em 1976. Foi o primeiro centro comercial da Península Ibérica e é, atualmente, o mais antigo de Portugal e Espanha ainda em funcionamento, um feito que o torna um marco histórico.
Atratividade e modernidade definiam o Brasília quando, há mais de 49 anos, aquele espaço comercial alterou, por completo, não apenas a experiência comercial dos portuenses, como a centralidade daquela zona, na Boavista. Num processo de revitalização que não desarma, o mais antigo centro comercial da Península Ibérica em funcionamento já só quer ser conjugado no presente. Mas está de portas abertas – e escadas rolantes, as míticas, direcionadas – ao futuro.
“Para a cidade, este é um shopping com muita história”, lembrou o presidente da Câmara que, na passada sexta-feira, se juntou à celebração do aniversário do espaço. Pedro Duarte considera, no entanto, que “o mais importante é olharmos para o que pode ser no futuro”.
Crente numa nova centralidade na Boavista, o autarca não tem dúvidas de que “temos muito a ganhar em que este shopping, como toda esta zona, até porque há sinergias que se cruzam, possa ter uma vida mais ativa, mais dinâmica, do ponto de vista económico, do ponto de vista comercial e depois até social e cívico para as pessoas poderem viver melhor esta zona”.
Depois de uma remodelação profunda em 2021, “este tipo de equipamentos-âncora”, acredita o presidente da Câmara, “podem ser muito importantes para uma cidade onde as pessoas se relacionem, convivam umas com as outras, possam cuidar do seu dia-a-dia, fazer as suas compras”.
“O shopping tem um papel importante já hoje e pode ter um papel ainda mais importante no futuro porque queremos dinamizar o comércio local na cidade, este comércio de proximidade”, acredita Pedro Duarte.
Até 9 de outubro de 2026, quando se alcançam as cinco décadas de existência, o centro comercial mais antigo do Porto tem um calendário com atividades todos os meses. Para chamar os munícipes aos seus corredores, mas, mais do que isso, para escancarar a porta que o abre, há 50 anos, à cidade.
Fonte: CM Porto
Foto: CC Brasília