3 Mar 2023, 0:00
176
Dois homens, de 21 e 32 anos e de nacionalidade indiana, foram abordados pela PSP e conduzidos a uma esquadra, após um alerta de que estariam a filmar alunas da escola profissional Profitecla, no largo Monpilher, no Porto, na passada quinta-feira.
Após ambos terem sido identificados, os agentes não encontraram qualquer registo ilícito nos telemóveis e, sem qualquer suspeita confirmada ou queixa apresentada, foram libertados.
A PSP do Porto tem estado atenta a relatos de jovens mulheres que, em redes sociais como o Twitter, relatam que foram perseguidas na cidade por cidadãos indianos, ainda que não exista qualquer queixa deste tipo de assédio formalizada à Polícia.
As publicações têm-se repetido nas últimas duas semanas. "Eu fui perseguida e parada por quatro homens às 05h50 da manhã, próximo à Areosa. Eles mandaram ficar calada só quando vi aquilo pensei rápido e corri. Foi o pior dia da minha vida. Meninas tomem cuidado.
Existem mais relatos de casos como este, vamos andar com mais cautela no Porto", escreveu uma utilizadora do Twitter em resposta a outra publicação, entretanto apagada: "Hoje, fui perseguida por dois homens até à minha casa, no regresso da faculdade. Saí da faculdade com uma amiga e separámo-nos na Trindade. Estava à espera no Metro e três homens falavam entre si numa língua estrangeira e mantinham contacto visual comigo".