12 Sep 2024, 8:44
299
A Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA) inaugura no próximo dia 28 de setembro, no Hotel Sheraton, uma exposição de arte, entre as 16 e as 18 horas, e um leilão solidário, a decorrer na plataforma on-line Cabral Moncada, até dia 12 de outubro.
Com curadoria de Daniel Lamas, o evento pretende não só chamar a atenção da sociedade para os impactos da doença e formas de a atenuar, através de fisioterapia e terapia de fala, bem como angariar fundos para a APELA.
A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa grave, que destrói os neurónios motores, levando à perda progressiva do controle dos músculos voluntários. Isso resulta numa rápida e severa incapacidade de movimentar, falar, comer e respirar, tornando os pacientes dependentes de terceiros.
Associação atende mais de 500 pacientes
A APELA é uma associação sem fins lucrativos que apoia pessoas com ELA e seus cuidadores, oferecendo serviços como fisioterapia, terapia da fala, psicologia, nutrição e assistência social. Busca garantir apoio, desde o diagnóstico, facilitando o acesso a informações e recursos necessários.
Atualmente, a associação atende 516 pacientes, com presença física no Porto (Hospital Conde Ferreira) e Lisboa.
Para o projeto de angariação de verbas para a APELA foram já doadas 68 peças de artistas, de várias áreas (música, artes plásticas, arquitetos, moda, entre outros), sendo o total do valor angariado no leilão a reverter para a associação.
Esta causa tem já os apoios, entre outros, do médico psiquiatra Júlio Machado Vaz, da curadora Maura Marvão e do escritor Richard Zimler.