25 May 2022, 0:00
125
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro é visto como um ponto estratégico nos objetivos da Iberia e da British Airways, que pretendem intensificar o número de rotas a partir da cidade Invicta.
Disso deu nota a representante (country manager) em Portugal das duas companhias, Manuela Barber, que foi recebida pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, na manhã de terça-feira.
Num encontro que contou igualmente com a presença da vereadora do Turismo e da Internacionalização, Catarina Santos Cunha, a responsável da Iberia e da British Airways assegurou que as duas companhias pretendem intensificar as rotas que operam a partir do Aeroporto do Porto, revelou o Porto.pt.
Tanto a Iberia como a British Airways atribuem à cidade Invicta uma importância estratégica, que enquadram nos respetivos planos de expansão de atividade.
A aposta das duas companhias de bandeira revela-se importante para o Porto, na medida em que ambas voam diretamente para o aeroporto londrino de Heathrow – ao passo que a TAP, por exemplo, opera voos para Gatwick.
Heathrow é o aeroporto mais movimentado de Londres, tendo registado em 2021 um total de 195.336 movimentos e superado a barreira dos 19 milhões de passageiros. Por comparação, Gatwick registou no mesmo ano 55.817 movimentos e 6,2 milhões de passageiros.
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro tem vindo a recuperar o tráfego aéreo para valores próximos dos movimentos realizados na pré-pandemia, segundo dados recentes da NAV Portugal.