Em
O Primeiro de Janeiro

13 May 2024, 8:14

169

Incêndio e vandalismo destroem Centro associativo auto-gerido Csa a Gralha no Porto

Um incêndio durante a madrugada de domingo no centro associativo auto-gerido Csa a Gralha, no Bonfim, perto da zona onde imigrantes foram agredidos por homens de cara tapada, está a ser investigado por suspeita de fogo posto, confirmou fonte policial.

Fonte da PSP do Porto adiantou à agência Lusa que o alerta de incêndio foi dado hoje, pelas 05h00, e que por haver suspeita de fogo posto foi acionada o piquete da Polícia Judiciária ao local. "Há uma mulher suspeita", acrescentou a mesma fonte policial.

Na página da rede social Instagram, o centro social auto-gerido Csa a Gralha refere que foi algo de “um violento ataque que provocou inúmeros danos materiais”, designadamente a “destruição da porta e da montra, tentativa de incêndio da biblioteca social, incêndio de publicações informativas/políticas/associativas e destruição parcial da zona da cozinha”, adianta o Porto Canal.

A biblioteca social da Csa a Gralha é um espaço de construção coletiva, com obras sobre temas como o feminismo, sexualidade, antirracismo, economias e anticapitalismo, contracultura, anarquismo, movimentos sociais, ecologia, entre outros. “Estamos neste momento a contabilizar os danos, a definir estratégias para colmatar as despesas imediatas e reorganizar o espaço. Contamos com a vossa solidariedade”, lê-se no texto da instituição, que disponibiliza ainda o número de uma conta bancária.

O centro social fica localizado na Travessa Anselmo Braamcamp, na zona do Bonfim, no Porto, perto do local onde, em 05 de maio, ocorreram três ataques contra imigrantes no Porto em poucas horas. A polícia já identificou seis suspeitos desses ataques, tendo um deles ficado em prisão preventiva.

Num dos ataques, um grupo foi agredido em casa por mais de uma dezena de homens com cara tapada e armados com facas, bastões e arma de fogo.

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, já condenou os ataques, falando em crimes de ódio inaceitáveis e sublinhando que não existe qualquer justificação para aqueles atos.

O centro social auto-gerido, que oferece várias atividades, tem uma biblioteca social, uma cantina vegan, além de uma loja.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
O sentido perdido do Natal
28/11/2025
Concluída requalificação da Travessa de São Dinis
28/11/2025
Intervencionadas 157 caldeiras de árvores em oito ruas da zona oriental da cidade
27/11/2025
PJ detém quatros suspeitos ligados a rede internacional de droga através do aeroporto do Porto
27/11/2025
A magia das luzes de Natal chegam este sábado à Avenida dos Aliados
26/11/2025
Arrancou a obra do elevador que ligará a Rua da Restauração aos Jardins do Palácio de Cristal
26/11/2025
“UM ERRO” NA ALEMANHA OU CORRUPÇÃO?
25/11/2025
Histórico Shopping Brasília comemora 49 anos a pensar no futuro
25/11/2025
O sentido perdido do Natal
28/11/2025
Concluída requalificação da Travessa de São Dinis
28/11/2025