10 Oct 2025, 8:00
139
As Instalações Sanitárias do Passeio Alegre, classificadas como Imóvel de Interesse Público desde 1993, entram em obras de conservação e restauro na próxima segunda-feira, dia 13 de outubro. A intervenção, promovida pela GO Porto, tem um valor de adjudicação de 280 mil euros. Este espaço ficará integralmente encerrado, mas serão colocados, na zona do jardim, equipamentos provisórios.
Construído em 1910 e integrado no conjunto do Jardim do Passeio Alegre, o edifício distingue-se pelo revestimento em azulejo e mosaico em estilo Arte Nova, agora alvo de um processo de recuperação.
O projeto contempla a conservação e restauro dos painéis de azulejo das fachadas exteriores e dos revestimentos interiores, bem como a recuperação do pavimento cerâmico e das peças sanitárias originais, incluindo o urinol em estrutura cerâmica. Todo o trabalho visa garantir a sua durabilidade e autenticidade histórica.
A empreitada inclui, ainda, uma intervenção nas redes técnicas, nomeadamente ao nível da drenagem e da impermeabilização, reforçando as condições de uso e assegurando a proteção do edifício no futuro.
Apesar das instalações sanitárias ficarem integralmente encerradas, serão assegurados equipamentos provisórios: uma casa de banho feminina (com três cabines de sanita e dois lavatório) e uma casa de banho masculina (com três cabines de sanita, um urinol e um lavatório).
Com um prazo de execução de 270 dias, a obra respeita os princípios internacionais de conservação e restauro, garantindo compatibilidade de materiais, autenticidade estética e construtiva, bem como a valorização da identidade cultural e arquitetónica do património do Passeio Alegre.
Fonte: CM Porto
Foto: Luís Moura / GO Porto