Investigadores da ISPUP integram projeto europeu para promover a saúde mental e física dos trabalhadores

Promover a saúde mental e física positiva num ambiente de trabalho em mudança é o grande objetivo do PROSPERH, um projeto europeu que o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) integra desde 2023. O ISPUP será responsável pela criação de um “portal abrangente com ferramentas e apoios, destinado a empresas e trabalhadores, com o objetivo de transformar os espaços de trabalho em ambientes promotores de saúde”.

Os locais de trabalho têm enfrentado mudanças rápidas nos últimos anos, impulsionadas pelas transições digitais e ecológicas (“twin transition”) e pela pandemia de COVID-19. Surgiram novas formas de trabalho e de gestão de ambientes laborais, que podem afetar a saúde física e mental dos trabalhadores de maneiras novas, positivas e negativas. Os locais de trabalho podem ser ambientes promotores de saúde, mas as formas de o alcançar, na prática, precisam de ser exploradas.

Para transformar os locais de trabalho em ambientes promotores de saúde, empresas e trabalhadores necessitam de ferramentas e recursos que aumentem a consciência, promovam a saúde mental, apoiem a autogestão e indiquem caminhos de referenciação. Para melhorar a saúde dos trabalhadores, os decisores políticos precisam de tomar contacto com a evidência mais recente sobre locais de trabalho saudáveis, bem como de aconselhamento sobre como os governos e outros intervenientes relevantes podem criar um ambiente favorável à mudança. Estas necessidades estão no centro do programa de trabalhos do projeto PROSPERH, financiado pelo programa Horizonte Europa da União Europeia (UE), lançado em janeiro de 2024.

PROSPERH conta com um consórcio internacional de 21 parceiros de 19 países que trabalharão juntos para desenvolver e validar a intervenção multínivel PROSPERH, veiculada por meio do portal PROSPERH. A intervenção terá como alvo aspetos organizacionais (trabalho), de pares e individuais (trabalhador), com três componentes focados na promoção da saúde, auto-monitorização e autogestão online, e o encaminhamento para cuidados de saúde ou coaching.

Uma vez desenvolvida, a intervenção será testada na Albânia, Austrália, Dinamarca, Alemanha, Hungria, Irlanda, Kosovo, Países Baixos, Portugal, Espanha e Turquia. Os principais resultados do projeto incluirão diretrizes e recomendações de políticas, bem como um plano de intervenção que será disponibilizado gratuitamente às empresas no Portal PROSPERH.

O ISPUP desempenhará duas missões: a produção de um Portal de serviços para uso por funcionários, gestores, recursos humanos das organizações, e saúde ocupacional, em colaboração estreita com outro parceiro português, a INNOVAGENCY, e a implementação das novas intervenções em empresas portuguesas. Ricardo Gusmão, psiquiatra e investigador do ISPUP, reponsável pelo laboratório “Literacia em saúde mental, bem-estar, depressão e prevenção de suicídio” e co-líder do PROSPERH esclarece que:

A equipa do PROSPERH, no ISPUP, conta ainda com a participação dos investigadores Henrique Barros, Raquel Lucas, Virgínia da Conceição e Pedro Norton.

PROSPERH é liderado, internacionalmente, pela Professora Ella Arensman, Diretora da UCC School of Public Health, docente de Saúde Mental Pública e Cientista-Chefe na National Suicide Research Foundation, com a co-liderança da Dra. Eve Griffin, Diretora Executiva da National Suicide Research Foundation.

A Prof. Ella Arensman afirma que “o ambiente de trabalho e a própria natureza do trabalho são influências importantes na saúde e no bem-estar dos trabalhadores. Ao celebrarmos o Dia do Trabalhador de 2024, empenhemo-nos na construção de um futuro melhor para todos os trabalhadores, dando prioridade à saúde mental e física, ao bem-estar e ao diálogo sobre a saúde mental e física no trabalho.”

 

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025
Radares da PSP | Porto | outubro 2025
3/10/2025
A arte desvenda os mistérios da espiritualidade
3/10/2025
Super Dragões e Colectivo Ultras 95 oficialmente reconhecidos pelo Clube
3/10/2025
Três detenções em operação especial de prevenção criminal na cidade do Porto
2/10/2025
Serviço de Informações de Segurança (SIRP) vai ter nova sede no Porto
2/10/2025
“Município não tem competências de emissão de licenciamento de obras de Estado” sublinha Moreira
1/10/2025
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025