12 Dec 2024, 8:43
228
Os docentes e investigadores da Universidade do Porto (U.Porto) Joana Correia Prata, Lúcia Guilhermino e Manuel Simões integram a edição 2024 do índice “Highly Cited Researchers”.Este reconhece, anualmente, os cientistas mais influentes a nível mundial, com base no número de citações das respetivas publicações pelos seus pares ao longo da última década.
Os investigadores da U.Porto integram o grupo de 3.326 cientistas destacados pelo impacto transversal ("Cross Field") do seu trabalho. É o caso de Manuel Simões, o único cientista da universidade presente nas quatro edições anteriores do ranking (2020, 2021, 2022 e 2023) e que repete assim a presença entre os mais influentes do mundo. No total, o "Highly Cited Researchers 2024" inclui 18 investigadores ligados a instituições de ensino superior portuguesas.
Manuel Simões é professor associado do Departamento de Engenharia Química (DEQ) da Faculdade de Engenharia (FEUP) e membro do Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE), estrutura que integra, juntamente com o LSRE-LCM e o CEFT, o Laboratório Associado ALiCE, sediado na FEUP.
No top dos melhores do mundo
Já Lúcia Guilhermino é professora catedrática do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) – onde dirige os programas doutorais em Contaminação e Toxicologia Ambientais e em Ciências do Mar e do Ambiente – e líder do Grupo de Investigação de Meios de Contaminação e Mecanismos de Toxicidade do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR).
Por fim, há a destacar a presença de Joana Correia Prata, professora auxiliar convidada no ICBAS desde fevereiro de 2023 e que integra o ranking, pela terceira vez, tendo como primeira filiação o Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS/CESPU), onde também é docente convidada.
Os três docentes integram também a mais recente atualização da “Word’s Top 2% Scientiast list”, que classifica, anualmente, os cientistas mais citados a nível mundial nas respetivas áreas, de acordo com a SCOPUS, a maior base de dados mundial de resumos e citações de publicações científicas.
O índice "Highly Cited Researchers", publicado este ano pela Clarivate – empresa britânica especializada em gestão de informação científica –, destaca um total de 6.886 cientistas – a trabalhar em 59 países e 21 áreas de investigação – referenciados no repositório Web of Science, o maior indexador mundial de informação científica.
Fonte: CM Porto
Foto: U.Porto