29 Dec 2023, 0:00
142
“Estamos preparados para ter uma grande enchente”, assegura o presidente da Câmara, certo de que “temos todas as condições para que as coisas corram bem”.
Rui Moreira reforça que o Município terá “o CGI a funcionar toda a noite”, além do sistema de “videovigilância que, nestes eventos, é muito importante”. “Estamos convencidos que as condições de segurança estão garantidas e era uma pena perder a tradição”, afirma o autarca.
Relembrando como “a cidade vive, neste momento, um conjunto de constrangimentos fruto das obras que estão a decorrer”, o presidente confirmou que, nos festejos da passagem de ano, “vamos fazer a mesma coisa que fizemos, com sucesso, no São João, que é espalhar as atividades por vários pontos da cidade”.
Além de permitir que “as pessoas possam escolher o programa que querem”, “conseguimos evitar grandes concentrações que nos causam sempre algumas preocupações”.
PSP vai proibir garrafas de vidro nos locais oficiais de festejos
Ao lado do presidente, o comandante metropolitano da PSP do Porto confirmou que “vai haver revistas para determinados espaços, nomeadamente nos Aliados, para que não haja qualquer tipo de problema no seu interior e para que as coisas possam correr com toda a normalidade”.
Assim, à exceção das garrafas de champagne, para “garantir que a tradição é mantida na cidade do Porto”, todos os restantes objetos de vidro serão proibidos nos locais de festejos, alerta o superintendente Pedro Neto Gouveia.
Além de advertir para o consumo moderado de bebidas alcoólicas, o comandante metropolitano da PSP sublinha a importância de as pessoas chegarem “aos locais com alguma antecipação, de forma a podermos gerir as multidões”.
No mesmo sentido, o conselho é para que a opção seja pelo transporte público “para que não haja grande concentração automóvel e possamos ter a liberdade de garantir o socorro atempada e prontamente, caso seja necessário”.
STCP e Metro com operação reforçada
Em linha com os festejos descentralizados, o Município do Porto vai proceder a dois grandes condicionamentos de trânsito: o primeiro centrado na Praça da República, onde será proibida a circulação automóvel, também nas vias que dela irradiam, entre as 21 horas de dia 31 e a 1h30 de 1 de janeiro.
O vereador do Urbanismo e Espaço Público, Pedro Baganha, explicou que “tendo em consideração os concertos na Avenida dos Aliados, das 21 horas de dia 31, até às sete horas do dia 1 de janeiro, toda a avenida e arruamentos circundantes estarão também condicionados ao trânsito”.
Em alternativa, estarão disponíveis os parques de estacionamento da Casa da Música e do IPO.
O Município do Porto aconselha, por isso, a opção por deslocações recorrendo aos transportes públicos, lembrando que tanto a Metro do Porto como a STCP terão a operação reforçada toda a noite.
“A partir das 21 horas, vamos quadriplicar a nossa oferta de autocarros”, adianta a presidente do conselho de administração da empresa intermunicipalizada, Cristina Pimentel.