27 Sep 2024, 8:03
437
A cidade do Porto vai ser palco, em 2025, da Gala Michelin portuguesa, evento que distingue aqueles que são considerados os melhores restaurantes nacionais. Uma iniciativa que junta o Município e a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte na projeção internacional da cidade, no âmbito da gastronomia, de que a iniciativa municipal "Global Kitchen in Porto" é exemplo.
A segunda Gala Michelin, exclusivamente portuguesa, vai decorrer dia 25 de fevereiro do próximo ano, no Centro de Congressos da Alfândega. Um evento que receberá cerca de 500 convidados e que terá como coordenadores gastronómicos os chefs Rui Paula, do restaurante Casa de Chá da Boa Nova, Vítor Matos, do restaurante Antiqvvm, e Ricardo Costa, do restaurante The Yeatman, todos com duas estrelas Michelin.
O anúncio do palco da cerimónia da gala Michelin portuguesa — que pelo segundo ano consecutivo se realizará de uma forma autónoma da de Espanha – decorreu, esta quinta-feira, no Terminal de Cruzeiros de Matosinhos, cerimónia que contou com a presença da vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha.
"A escolha do Porto confirma a riqueza turística, cultural e gastronómica da região do Porto e Norte, um destino capaz de atrair tanto 'gourmets', como viajantes em busca de cultura e autenticidade", lê-se no documento distribuído pela organização.
Em declarações à Lusa, à margem da conferência de imprensa, o presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) afirmou que a vinda deste evento para o Porto é "bastante importante". "É uma vitória da Entidade Regional do Porto e Norte de Portugal, com um forte apoio do Turismo de Portugal".
"Isto é, de facto, produto da estratégia de posicionamento da região como destino de grandes eventos e dou dois já para 2025: o termos a Gala do Guia Michelin, mas também vamos receber, em 2025, o Congresso Mundial da ICCA, que é a associação mundial do setor da 'meeting industry', que nunca tinha vindo a Portugal", acrescentou Luís Pedro Martins.
Neste âmbito, a Câmara Municipal do Porto tem também ajudado a alavancar o setor da gastronomia, de que o programa "Global Kitchen in Porto", iniciado este ano, é um dos projetos âncora. Trata-se de um evento que, ao longo do ano, fará da cidade o epicentro do panorama gastronómico mundial. Numa viagem pela cultura culinária dos cinco continentes, chefs de referência em todo o mundo, com o apoio de chefs locais, vão partilhar o fogão, a mesa e a cidade, numa troca de influências, referências e conhecimentos capazes de explorar identidades, heranças e tradições.
"A Câmara Municipal do Porto tem como objetivo promover a cidade como um polo da gastronomia internacional e este evento é uma oportunidade única de, a partir do Porto, conhecermos e contactarmos com cozinhas de todo o mundo pelas mãos de chefs internacionais reconhecidos. O 'Global Kitchen in Porto' vem enaltecer a história e tradição gastronómica da cidade que, simultaneamente, é ponto de encontro de diversas culturas gastronómicas", sublinhou, na altura da apresentação da iniciativa, a vereadora do Turismo e Internacionalização.
O "Global Kitchen in Porto" decorre até novembro, aos fins de semana, em que residentes e visitantes do Porto serão convidados a participar em conversas, showcookings e degustação de menus exclusivos, servidos de forma gratuita e limitada a 150 doses.
Fonte/Foto: CM Porto