10 Oct 2024, 11:14
188
Até esta quinta-feira, 50 países e 37 organizações desportivas estão representados no Centro de Congressos da Alfândega a propósito da 18.ª Conferência de Ministros do Desporto do Conselho da Europa. Momento reforça a candidatura conjunta que Porto e Vila Nova de Gaia apresentaram para se assumirem Capital Mundial do Desporto 2027, algo que o presidente da Câmara assume como "mais do que um simples projeto: é um sonho partilhado".
"Temos o compromisso firme de elevar o desporto a novos patamares, mobilizando a sociedade e inspirando as pessoas", garantiu Rui Moreira, durante o jantar que juntou os convidados da conferência no Mosteiro de São Bento da Vitória, na noite de quarta-feira.
O autarca considera que as duas cidades vão apresentar "um programa completo e inovador", que "reconhece a importância da atividade física e desportiva para a construção de uma sociedade mais humana, inclusiva, moderna e sustentável".
"Um programa que traduz o valor que Porto e Gaia atribuem ao fenómeno desportivo, seja como competição, seja como formação, seja como desporto adaptado", acrescenta o presidente.
Rui Moreira lembra como o Município "confere particular atenção à prática desportiva e à atividade física formal e informal". "Temos vindo a aumentar e a melhorar os equipamentos desportivos da cidade, bem como a promover a democratização e o acesso inclusivo ao desporto".
A construção de uma Europa livre, democrática, tolerante e solidária também depende da adoção de políticas que maximizem as funções sociais, educativas, culturais, económicas e terapêuticas do desporto”.
E porque é da promoção da prática desportiva que se trata, o Mosteiro de São Bento da Vitória deu palco aos participantes do "Desporto no Bairro", o programa municipal que, na sua quinta edição, leva aulas de breaking, street basket, surf e skate às crianças e jovens dos bairros da cidade.
"Acreditamos no desporto como fator de integração e agregação social", afirma o presidente, a propósito da iniciativa.
Para o autarca, "a construção de uma Europa livre, democrática, tolerante e solidária também depende da adoção de políticas que maximizem as funções sociais, educativas, culturais, económicas e terapêuticas do desporto".
Após a sessão da manhã de quarta-feira, no Centro de Congressos da Alfândega, onde esteve presente a vereadora do Desporto, Catarina Araújo, também o ministro dos Assuntos Parlamentares promoveu a candidatura das duas cidades, que considerou "muito importante para o país".
"Portugal é um país que sente e vive o desporto de uma forma muito intensa, com muita paixão, normalmente de uma forma muito saudável e construtiva", afirmou Pedro Duarte à comunicação social, acrescentando que "se pudermos potenciar esta relação especial com o desporto para também promovermos o país de outra forma, acho que é bom para toda a gente".
Fonte: CM Porto
Foto: Nuno Miguel Coelho