Em
O Primeiro de Janeiro

9 Apr 2024, 8:03

243

IPO Porto inaugura espaço de humanização para apoio  a doentes avançados e familiares

Humanizar os cuidados e prestar um apoio integral a pessoas com doenças avançadas e seus familiares são os principais propósitos do Espaço Fundação "la Caixa" inaugurado, esta segunda-feira, no Serviço de Cuidados Paliativos do Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO). A cerimónia contou com a presença do Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa, que foi recebido no IPO Porto pelo presidente da Câmara, Rui Moreira, visitou as instalações, criadas no âmbito do Programa para o Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas – Humaniza da Fundação "la Caixa".

Desenvolvido em Portugal desde 2018, o programa já acompanhou mais de 56 mil pessoas (mais de 25 mil doentes e mais de 31 mil familiares), oferecendo apoio emocional, social e espiritual assim como apoio no luto e apoio aos profissionais.

Trata-se de um recursos de apoio, pioneiro no país, localizado no segundo piso do Serviço de Cuidados Paliativos do IPO Porto e concebido como um ambiente de humanização da saúde. Neste espaço, a Equipa de Apoio Psicossocial (EAPS), em colaboração com os profissionais de saúde do referido serviço, proporciona apoio integral às pessoas que sofrem de doenças crónicas avançadas.

"Este projeto está alinhado com os valores e objetivos estratégicos da nossa instituição, dando relevo à dimensão da humanização dos cuidados de saúde e proximidade à comunidade", afirmou o presidente do IPO Porto. "Queremos criar um Porto seguro", acrescentou Júlio Oliveira.

Para o diretor geral da Fundação "la Caixa", este novo espaço "permite uma pausa, num ambiente sereno, na complexa situação de doença e hospitalização". "Este é o primeiro espaço em Portugal e sétimo na Península Ibérica que a fundação disponiliza", revelou Artur Santos Silva.

"O objetivo é contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas em situação de fim de vida e dos seus familiares, proporcionando-lhes apoio emocional, social e espiritual", acrescentou o diretor-geral da Fundação “la Caixa”, António Vila Bertrán.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025
Radares da PSP | Porto | outubro 2025
3/10/2025
A arte desvenda os mistérios da espiritualidade
3/10/2025
Super Dragões e Colectivo Ultras 95 oficialmente reconhecidos pelo Clube
3/10/2025
Três detenções em operação especial de prevenção criminal na cidade do Porto
2/10/2025
Serviço de Informações de Segurança (SIRP) vai ter nova sede no Porto
2/10/2025
“Município não tem competências de emissão de licenciamento de obras de Estado” sublinha Moreira
1/10/2025
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025