15 Apr 2024, 12:41
416
As obras de requalificação do jardim Teófilo Braga, na Praça da República, deverão arrancar ainda no início do segundo trimestre de 2024, com um investimento municipal de 1,5 milhões de euros.
A responsável pelo projeto de requalificação, Teresa Portela Marques, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), esclareceu que a obra pretende respeitar "a evolução" da praça.
A requalificação do jardim está a cargo da empresa municipal GO Porto e pretende "reafirmar este espaço verde como um marco do município, quer pelo seu significado histórico, político e social, quer pelo papel que desempenha na qualidade paisagística e ambiental da cidade".
A intervenção, que tem um prazo de 300 dias, inclui a repavimentação dos caminhos do jardim e a execução de muretes e lancis em granito. O projeto prevê também a plantação de mais de 13.000 arbustos e 150 árvores para separar a zona pedonal das zonas ajardinadas.
Todas as estátuas atuais serão reposicionadas, estando também prevista a colocação de novas papeleiras, bebedouros e bancos.
A requalificação do jardim Teófilo Braga pretende trazer de volta as origens históricas do antigo campo militar de 1909, com um traçado linear, simétrico e centralizado, representando assim o marchar dos soldados.