Jardins da Casa das Artes acolhem sessões de cinema ao ar livre

O Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal organiza um ciclo de sessões de cinema na Casa das Artes do Porto. O programa deste ano, pela primeira vez numa sessão ao ar livre, apresenta uma seleção de filmes nomeados em anos anteriores.

Até 24 de agosto, o Cineclube do Porto retoma a programação de cinema ao ar livre nos jardins da Casa das Artes, com dois ciclos de cinema de entrada gratuita. A segunda sessão terá lugar no próximo sábado, dia 16.
Segundo a nota de imprensa, o programa deste ano apresenta “uma seleção de filmes nomeados em anos anteriores”. O primeiro filme exibido no sábado passado, dia 9, foi «Cartas da Guerra», de Ivo M. Ferreira e no dia 16 será exibido o vencedor do Lux Film Prize de 2018, «Mulher em Guerra», de Benedikt Erlingsson.
O ciclo encerra a 23 de julho “com um nomeado do Lux Film Prize deste ano”, «Flee», animação de Jonas Poher Rasmussen.
O Cineclube do Porto acolhe, desde 2015, a apresentação dos filmes LUX no Porto, uma iniciativa do Parlamento Europeu. Os filmes nomeados para o prémio LUX “são especialmente selecionados pela sua capacidade de sensibilização para questões sociais e políticas atuais, envolvendo o público em debates sobre a Europa, especificamente sobre o que significa «uma Europa viva», através de filmes europeus inspiradores”, indica o documento.
Os filmes nomeados são legendados nas 24 línguas oficiais da UE, sendo também organizadas exibições gratuitas em todos os Estados-Membros da UE. O prémio é votado simultaneamente pelos deputados do Parlamento Europeu e pelos espetadores.
Referir ainda que “as Noites de Boris, realizadas desde 2016, retomam este ano a programação regular de cinema de curta-metragem ao ar livre com duas sessões”. O programa de 2022 dá destaque especial ao cinema português e ao cinema de animação, retomando a parceria com a Casa da Animação.
As sessões que acontecem nos dias 17 e 24 de agosto com sessões de cinema de animação e de cinema português, respetivamente, são também de entrada livre. Esta é uma iniciativa do Cineclube com o apoio Direção Regional de Cultura do Norte.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024
Dois homens detidos crime de contrafação na baixa do Porto
19/07/2024
Largo do Amor de Perdição recebe “FC Porto na Baixa”
19/07/2024
Muros da Rua de Miragaia vão ser reabilitados e reparados
19/07/2024
Porto Business School e Católica Porto Business School no MBA Ranking 2024
19/07/2024
Estádio do Dragão com novas regras de acesso
19/07/2024
Detido jovem de 16 anos por suspeita de pornografia de menores no Porto
19/07/2024
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024