Jovens voluntários conheceram a realidade dos restaurantes solidários da cidade

Entre os dias 2 e 6 de setembro, um grupo de 34 jovens provenientes de diferentes municípios participou na Academia Metropolitana de Voluntariado, tendo oportunidade de conhecer melhor a realidade dos restaurantes solidários da cidade. Na sessão de encerramento da iniciativa, que decorreu nos Paços do Concelho do Porto, o vereador da Educação e da Coesão Social, Fernando Paulo, destacou a importância de se ajudar “a construir um futuro melhor”.

Promovida pela Área Metropolitana do Porto (AMP), em parceria com a Pista Mágica, e com o apoio do Município, a Academia Metropolitana de Voluntariado recebeu 34 jovens – com idades entre os 15 e os 17 anos – provenientes de 17 municípios da região Norte. Durante uma semana, o grupo teve oportunidade de colocar mãos à obra em diferentes áreas de intervenção, sendo que na cidade do Porto a experiência ficou marcada por ações de voluntariando nos Restaurantes Solidários do Centro de Acolhimento Joaquim Urbano e da Baixa.

Com interesse e entusiasmo – como comprovou o vereador da Educação e da Coesão Social durante uma visita aos restaurantes solidários da cidade –, os jovens saíram da sua zona de conforto para conhecerem de perto os desafios da sociedade e colocarem as suas ações ao serviço da comunidade.

As atividades permitiram aos jovens compreender a importância de alicerçar respostas que possam ir de encontro às necessidades dos cidadãos mais vulneráveis, como é o caso das pessoas em situação de sem-abrigo.

Através de uma parceria com a Associação CASA, o Município do Porto dinamiza três restaurantes solidários, que funcionam 365 dias por ano, fazendo chegar mais de 200 mil refeições/ano (investimento de um milhão de euros) a quem mais precisa.

 

A semana de atividades culminou com uma cerimónia de encerramento nos Paços do Concelho, na qual Fernando Paulo reconheceu o trabalho dos voluntários com a entrega de um certificado a cada participante.

“Acreditamos muito que os jovens de hoje vão ajudar a construir um futuro melhor, com paz, tranquilidade, no respeito pela dignidade pessoal, pelos Direitos Humanos, alicerçado nos valores da democracia e da liberdade. O voluntariado tem o poder mágico de nos implicar, de nos humanizar e de nos mobilizar à participação, constituindo uma verdadeira escola de cidadania”, destacou o responsável pelos pelouros da Educação e da Coesão Social.

O grupo de jovens também foi felicitado pela AMP. “Durante cinco dias tivemos connosco um grupo de 34 jovens que ousou sair da sua zona de conforto para vir conhecer os desafios da nossa comunidade e colocar as suas ações ao serviço do próximo, tendo contribuído para que o voluntariado juvenil seja cada vez mais forte e consolidado no nosso território”, sublinhou a secretária executiva metropolitana da AMP, Ana Amorim.

O momento terminou com um apontamento musical, sendo que os jovens tiveram ainda direito a um lanche e a uma visita pelos Paços do Concelho.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Clube dos Pensadores recebe Gouveia e Melo
21/04/2025
Autoridade Marítima Nacional auxilia embarcação à deriva no rio Douro
21/04/2025
FC Porto Basquetebol triunfa em casa da Ovarense
21/04/2025
A intoxicação dos adolescentes
17/04/2025
Diocese do Porto explica que permutas de imóveis não visam fazer dinheiro
17/04/2025
Torneio Internacional de Minibasquete Manuel Nunes joga-se este fim de semana
17/04/2025
"Parece normal que alguém olhe para aquele projeto (TGV) e pergunte se aquilo faz algum sentido", refere Moreira
16/04/2025
Casa da Música celebra 20 anos com concertos gratuitos em vários locais da cidade
16/04/2025
Clube dos Pensadores recebe Gouveia e Melo
21/04/2025
Autoridade Marítima Nacional auxilia embarcação à deriva no rio Douro
21/04/2025