14 Jun 2022, 0:00
285
O grande prémio da curta-metragem foi atribuído ao filme português "O Homem do Lixo (The Garbage Man), de Laura Gonçalves, marcando a primeira vez que um filme de Portugal ganha a distinção máxima do evento.
“O Homem do Lixo” é o mais recente filme da cineasta portuguesa e arrecadou o Grande Prémio e o Prémio do Público para melhor curta-metragem no Animafest Zagreb, na Croácia, um dos mais importantes festivais de animação mundiais.
Em estreia internacional, “O Homem do Lixo”, de Laura Gonçalves, ganhou dois prémios no Festival Mundial de Animação de Zagreb. O júri da Grand Competition atribuiu a “O Homem do Lixo” o prémio de Melhor Curta-metragem em competição pela “ternura com que conta a sua história de generosidade no meio das dificuldades políticas e económicas em Portugal”.
O filme da cineasta portuguesa venceu ainda o Prémio do Público da 32ª edição do Animafest Zagreb. O Homem do Lixo” estreou agora internacionalmente e na estreia nacional conquistou três prémios na Monstra deste ano. Segue agora para outro grande festival de animação, o Festival International du Film d’Animation d’Annecy. A curta-metragem contou com produção da BAP – Animation Studios, noticia a publicação Comunidade Cultura e Arte.
"O Homem do Lixo" é um curta documental baseado em entrevistas que Gonçalves realizou com familiares sobre seu tio, que foi saneador na França por três décadas. O júri de Zagreb elogiou o filme pelo naturalismo do diálogo e pelo calor e intimidade do ambiente familiar, mas “sobretudo pela ternura com que conta a sua história de generosidade no meio das dificuldades políticas e económicas em Portugal”.