Em
O Primeiro de Janeiro

14 Jun 2022, 0:00

226

Laura Gonçalves vence prémio de melhor curta num dos mais importantes festivais de animação do mundo

O grande prémio da curta-metragem foi atribuído ao filme português "O Homem do Lixo (The Garbage Man), de Laura Gonçalves, marcando a primeira vez que um filme de Portugal ganha a distinção máxima do evento.

“O Homem do Lixo” é o mais recente filme da cineasta portuguesa e arrecadou o Grande Prémio e o Prémio do Público para melhor curta-metragem no Animafest Zagreb, na Croácia, um dos mais importantes festivais de animação mundiais.
Em estreia internacional, “O Homem do Lixo”, de Laura Gonçalves, ganhou dois prémios no Festival Mundial de Animação de Zagreb. O júri da Grand Competition atribuiu a “O Homem do Lixo” o prémio de Melhor Curta-metragem em competição pela “ternura com que conta a sua história de generosidade no meio das dificuldades políticas e económicas em Portugal”.
O filme da cineasta portuguesa venceu ainda o Prémio do Público da 32ª edição do Animafest Zagreb. O Homem do Lixo” estreou agora internacionalmente e na estreia nacional conquistou três prémios na Monstra deste ano. Segue agora para outro grande festival de animação, o Festival International du Film d’Animation d’Annecy. A curta-metragem contou com produção da BAP – Animation Studios, noticia a publicação Comunidade Cultura e Arte.
"O Homem do Lixo" é um curta documental baseado em entrevistas que Gonçalves realizou com familiares sobre seu tio, que foi saneador na França por três décadas. O júri de Zagreb elogiou o filme pelo naturalismo do diálogo e pelo calor e intimidade do ambiente familiar, mas “sobretudo pela ternura com que conta a sua história de generosidade no meio das dificuldades políticas e económicas em Portugal”.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024
Dois homens detidos crime de contrafação na baixa do Porto
19/07/2024
Largo do Amor de Perdição recebe “FC Porto na Baixa”
19/07/2024
Muros da Rua de Miragaia vão ser reabilitados e reparados
19/07/2024
Porto Business School e Católica Porto Business School no MBA Ranking 2024
19/07/2024
Estádio do Dragão com novas regras de acesso
19/07/2024
Detido jovem de 16 anos por suspeita de pornografia de menores no Porto
19/07/2024
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024