Liceu Alexandre Herculano com reabertura adiada

Depois de mais de três anos de empreitada no antigo Liceu Alexandre Herculano, no Porto, a reabertura da escola sofre um novo atraso. O regresso dos alunos só deverá acontecer no próximo ano letivo. A obra está praticamente concluída, mas falta o imobiliário e a testagem dos equipamentos.

O regresso dos cerca de 500 alunos estava previsto ainda para este ano letivo. A Câmara Municipal do Porto, que assumiu a responsabilidade pela obra de reabilitação e uma parte dos encargos, apontou para abril a reabertura do liceu mas a data não será cumprida.

Ao Porto Canal, Manuel Lima, diretor do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, que tinha o desejo que os alunos do 12º ano concluíssem o ano letivo no renovado equipamento, diz que os alunos só regressam no próximo ano letivo. “A obra demorou um pouco mais daquilo que estávamos à espera porque houve alguns imprevistos. Ainda assim, sempre vimos a obra a avançar e isso tranquilizou-nos. As várias entidades conseguiram concertar as várias vontades”, explica.

Segundo Manuel Lima, a empreitada do interior do edifício já está concluída, já foi feito o levantamento das necessidades de imobiliário e já estão a ser feitos testes de equipamento. “O interior está praticamente concluído, neste momento estão a ser feitas as últimas testagens de equipamentos e está a ser dada formação ao pessoal da cantina e do bar”.

Para o diretor do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano o ideal seria que os alunos, agora no 12º ano, terminassem o ano letivo na escola onde começaram o percurso académico. “Infelizmente não será possível, o que gostava agora é que, quando a obra for entregue, os alunos pudessem experimentar e beneficiar de alguma prática letiva antes da escola abrir”.

O antigo liceu Alexandre Herculano foi palco de vários atrasos na empreitada. A reabilitação da escola custou 14 milhões de euros, suportados por fundos comunitários, Ministério da Educação e Câmara Municipal do Porto. Depois da intervenção no edifício, segue-se uma segunda empreitada de arranjos exteriores. Em falta está a construção do campo de jogos coberto.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024
Dois homens detidos crime de contrafação na baixa do Porto
19/07/2024
Largo do Amor de Perdição recebe “FC Porto na Baixa”
19/07/2024
Muros da Rua de Miragaia vão ser reabilitados e reparados
19/07/2024
Porto Business School e Católica Porto Business School no MBA Ranking 2024
19/07/2024
Estádio do Dragão com novas regras de acesso
19/07/2024
Detido jovem de 16 anos por suspeita de pornografia de menores no Porto
19/07/2024
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024