9 Oct 2024, 7:51
260
Na terceira edição do "Train the Trainers Advanced Leadership & Management Course", que decorre entre os dias 6 e 8 de outubro, no Hotel Solverde, em Espinho, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, foi convidado a discursar perante dezenas de médicos e especialistas em gastrenterologia. Esta segunda-feira, o autarca testemunhou como têm sido os anos à frente do Município e inspirou os presentes.
O evento formativo – organizado pelo Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar Universitário S. João, que integra o Training Center da Organização Mundial de Gastrenterologia – contou com a presença de vários oradores nacionais e internacionais. Na sua intervenção, Rui Moreira falou sobre a sua experiência de mais de uma década enquanto autarca, levantando o véu sobre a sua vida e a forma como tem trilhado o seu processo de liderança.
Neste exercício de análise, o autarca portuense retrocedeu à época em que foi eleito, assinalando, perante os médicos e especialistas presentes, que não se deve desistir das convicções pessoais em nenhuma circunstância. "Em 2013, conquistei a Câmara do Porto contrariando todas as probabilidades", recordou.
O líder lembrou ainda os objetivos por si estabelecidos no início da liderança. "Havia que dar um novo ímpeto ao Porto, que se encontrava num impasse no que respeita ao seu desenvolvimento e afirmação", frisou.
Na sua ótica, "um líder não pode ser apenas um gestor de recursos. Deve ser um facilitador: alguém que promove a colaboração e incentiva a criatividade", acrescentando: "As organizações mais bem-sucedidas são aquelas que adotam um estilo de liderança colaborativa, onde o líder atua mais como um orientador do que como uma figura impositiva".
Para o presidente, "o foco deve estar em promover a participação ativa de todos os membros da equipa, incentivando o diálogo, a partilha de ideias e a construção conjunta de soluções".
"A liderança envolve uma soft skill muitas vezes subestimada: a capacidade de ouvir ativamente. Saber ouvir é uma arte essencial para o líder que procura não apenas chefiar, mas também inspirar, mobilizar e construir relações de confiança com a sua equipa", sublinhou.
O presidente explicou ainda que, ao longo dos últimos anos, a sua liderança tem sido marcada por uma estratégia assente em bases sólidas. "Quando iniciei os meus mandatos à frente da Câmara do Porto, a cultura foi assumida como um dos três pilares da estratégia de desenvolvimento da cidade, juntamente com a coesão social e a economia".
O líder da autarquia, que foi convidado pelo médico Guilherme Macedo, falou ainda sobre o trabalho que tem sido feito no Município nas áreas da cultura, habitação, turismo e comunicação.
Fonte/Foto: CM Porto