Liga Pro Skate estreia-se no Queimódromo com etapa decisiva

No primeiro fim de semana de outubro, o espaço municipal recebe a última etapa do circuito, que serve também de apuramento para a fase final do campeonato nacional. 

Estão de volta ao Porto os kickturns, os ollies e os nollies, os grinds 50-50 ou de nose, os hardflips e os 360. Manobras de grande espetacularidade para apreciar entre 6 e 8 de outubro, na quarta e última etapa da Liga Pro Skate, competição da modalidade olímpica de skateboarding na variante street

Depois de nas duas edições anteriores ter arrancado no Skate Park do Parque Desportivo de Ramalde, a prova encerra este ano no Queimódromo, local habituado a receber eventos de grande envergadura, como a Queima das Fitas ou o Primavera Sound. 

Será montado no recinto uma estrutura de rampas de madeira que reúne obstáculos com escada, rampas e ferros, uma zona de quarters no topo e pirâmides no centro – um conjunto que promete proporcionar múltiplas possibilidades aos cerca de 200 skaters que o vão experimentar. 

A maioria dos presentes serão portugueses, mas a participação também está aberta a estrangeiros inscritos noutras federações que integrem a World Skate, organismo que dirige o skateboarding a nível internacional (e é reconhecido pelo Comité Olímpico). 

Depois de arrancar em Portimão e passar por Cascais e Almada, o calendário da liga termina agora a norte. Em ação vão estar atletas dos sub-11 aos masters (maiores de 30), incluindo praticantes de skate adaptado. 

A etapa portuense definirá as vencedoras e os vencedores dos diferentes escalões, mas irá também apurar os oito melhores atletas de cada uma das categorias principais (Open Feminino e Open Masculino) para a derradeira fase do campeonato nacional, que incluirá umas meias-finais e uma finalíssima.  

Nesta liga são ainda selecionados os nomes que integram a seleção portuguesa nas provas de qualificação para os jogos olímpicos de Paris 2024. 

Em paralelo à jornada da Liga Pro Skate, decorrerá no mesmo cenário uma etapa do Circuito Amador Nacional, que vai determinar os campeões portugueses em diferentes categorias: Escolar, Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub- 19 Masculinos; Sub-11, Sub-13, sub-15 e Sub-17 Femininos e ainda Master. 

Este ano, o evento estreou também uma classificação de skate adaptado, sob a máxima "igualdade de oportunidades e skate para todos”, de onde sairá o novo Campeão Nacional de Para Skate. 

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Moreira fortalece sinergias e relações bilaterais com o Kosovo
19/06/2024
HBO escolhe a cidade do Porto para filmar a série "Favàritx"
19/06/2024
U.Porto agracia Ilídio Pinho com o título Honoris Causa
19/06/2024
Acompanhe a regata marítima no próximo fim de semana
19/06/2024
Azores Airlines apresenta novas rotas do Porto para a América do Norte
19/06/2024
O São João é no Sport
19/06/2024
Sobrevoe o Porto nas asas de um dragão a partir da Rua Sá da Bandeira
19/06/2024
Homem detido por posse der soqueira e navalha no Aeroporto Francisco Sá Carneiro
19/06/2024
Moreira fortalece sinergias e relações bilaterais com o Kosovo
19/06/2024
HBO escolhe a cidade do Porto para filmar a série "Favàritx"
19/06/2024