Linha do Douro: reabertura até Barca d’Alva estudada

Os estudos de viabilidade técnica e ambiental da reabertura do troço Pocinho – Barca d’Alva, na Linha do Douro, “estão concluídos”, diz a Infraestruturas de Portugal (IP)

“A Infraestruturas de Portugal informa que os estudos de viabilidade técnica e ambiental para a reabilitação do troço da Linha do Douro entre Pocinho e Barca d’Alva estão já concluídos e serão entregues nos próximos dias ao Grupo de Trabalho”, pode ler-se numa resposta enviada por fonte oficial da IP à “Lusa”.
Em Novembro do ano passado, a IP celebrou com a GEG – Gabinete de Estruturas e Geotecnia um contrato para a realização para o estudo da “viabilidade de reabilitação da ligação ferroviária Pocinho – Barca d’Alva”.
No dia 21 de Maio do ano passado, no Peso da Régua, foi formalizado o grupo de trabalho para estudar e definir o modelo de reabertura do troço da Linha do Douro entre o Pocinho e Barca d’Alva. “Acho que é um dia histórico, espero que este dia signifique que, aquilo que no passado fechamos, se volte a reabrir e que é a linha de comboio Pocinho – Barca d’Alva”, afirmou então a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
Em Dezembro, a ministra disse em Lamego que a reactivação da Linha do Douro até Barca d’Alva é um desígnio deste território que vai ser concretizado. “Será certamente importante fazermos e vamos fazer a Linha do Douro. É um desígnio deste território e mal andaria o Governo, ou os governos, que não apoiassem o projeto da Linha do Douro”, afirmou Ana Abrunhosa, na sessão de encerramento da cerimónia evocativa dos 20 anos do Douro Património Mundial.
A Linha do Douro desenvolve-se ao longo de 191 quilómetros, de Ermesinde a Barca d´Alva, estando electrificada até Marco de Canaveses. O troço de 28 quilómetros entre o Pocinho e Barca d’Alva foi encerrado em 1988.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Rua do Beato Inácio de Azevedo arranca com renovação do pavimento
14/01/2026
Investigadores da FMUP estudam «armas» de combate a «superfungo» mortal
14/01/2026
EUROPEUS E SUL-AMERICANOS FINALMENTE DE BRAÇO DADO
13/01/2026
“A escolha do Porto reflete a confiança nas condições que aqui existem” enaltece Pedro Duarte
13/01/2026
Francesco Farioli renova contrato até 2028 como uma grande “prova de confiança”
13/01/2026
Cidade do Porto é cenário da vida clandestina durante a ditadura da curta-metragem de Eloy Domínguez Serén
12/01/2026
Espaços da cidade sem constrangimentos dos estaleiros na Linha Rosa até junho
12/01/2026
O barulho das armas e o silêncio da consciência
9/01/2026
Rua do Beato Inácio de Azevedo arranca com renovação do pavimento
14/01/2026
Investigadores da FMUP estudam «armas» de combate a «superfungo» mortal
14/01/2026