9 Mar 2022, 0:00
794
O chef Nuno Mendes abriu um restaurante na Charlotte Street, em Londres, chamado “Lisboeta“, em honra à cidade onde cresceu.
Desde que deixou o seu restaurante Shoreditch anterior, Maos, aparecia de vez em quando (como fazer um brunch no The Scolt Head).
Como o nome sugere, o restaurante será um pedacinho de Lisboa transplantado para a Fitzrovia. Com três andares, uma sala com características dos cafés de Lisboa, com um longo bar para refeições no balcão e construído com madeira de bonde reaproveitada. No andar de cima há o que parece ser uma bela e luminosa sala de jantar caiada de branco e, na cave, um espaço de refeições The Adega junto à cozinha.
No menu, há petiscos tradicionais e não tradicionais (semelhantes a tapas). O almoço e o jantar são servidos em estilo familiar com partilha de pratos como nas inimitáveis tascas em Portugal. Como explica Nuno Mendes, o restaurante pretende encarnar "o próprio espírito de Lisboa, num espaço informal mas informativo, que mostra a cultura alimentar jovem e vibrante, os produtos, o vinho e o património gastronómico da minha casa, de uma forma lúdica e pensativa".
Para esta abertura, o chef uniu forças com os restaurantes MJMK que estão, cada vez mais, a tornar-se um concorrente do JKS.
O Lisboeta vai ocupar o espaço que já abrigou o icónico restaurante londrino L'etoile.