Em
O Primeiro de Janeiro

13 Nov 2023, 0:00

297

Luas Novas do Batalha apresenta obra do cineasta portuense que levou Portugal a Hollywood

A próxima sessão do programa Luas Novas do Batalha Centro de Cinema — dedicado a nomes emergentes do cinema português — apresenta a obra de João Gonzalez, esta segunda-feira, às 19h15, com uma conversa e performance ao vivo.

Um dos nomes mais importantes da animação, João Gonzalez fez história ao tornar-se no primeiro realizador português candidato a um Óscar. "Ice Merchants", que lhe valeu a nomeação para Melhor Curta-Metragem de Animação, teve um percurso fulgurante, que começou num quarto pequeno em Londres e que culminou com a proeza de Hollywood. Pelo meio, o filme conquistou a atenção dos festivais, somou dezenas de prémios e foi a primeira obra de animação portuguesa a ser distinguida no Festival de Cannes.

Licenciado em Multimédia pela ESMAD, João Gonzalez fez mestrado na londrina Royal College of Arts — instituições onde realizou os filmes "The Voyager" e "Nestor", respetivamente. Com formação clássica em piano, combina, frequentemente, a sua veia musical com a animação autoral, assumindo o papel de compositor e, por vezes, de instrumentista nos seus filmes.

No Batalha, João Gonzalez apresenta as suas três curtas-metragens, incluindo uma versão musicada ao vivo de "The Voyager". Também os filmes "Le ravissement", de Frank N. Stein, e "Father and Daughter", Michael Dudok de Wit, serão apresentados com banda sonora composta e tocada ao vivo pelo cineasta. A sessão será seguida de uma conversa.

João Gonzalez (1996) é um realizador, animador, ilustrador e músico português com formação clássica em piano. Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, fez mestrado na Royal College Art (UK), depois de terminar a licenciatura na ESMAD (PT). Nessas instituições realizou os premiados filmes “Nestor” e “The Voyager”. Em 2022 tornou-se o primeiro realizador português de animação a ser premiado no Festival de Cannes, vencendo o prémio de Melhor Curta-Metragem em Competição na Semana da Crítica, com o multi-premiado "Ice Merchants", que mais tarde se tornaria o primeiro filme português a ser nomeado para um Oscar, e o segundo a vencer o Annie Award. João tem um grande interesse em conjugar o seu background musical com a sua prática artística no cinema de animação, exercendo sempre as funções de compositor e ocasionalmente instrumentista, em todos os filmes que realiza.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025
Radares da PSP | Porto | outubro 2025
3/10/2025
A arte desvenda os mistérios da espiritualidade
3/10/2025
Super Dragões e Colectivo Ultras 95 oficialmente reconhecidos pelo Clube
3/10/2025
Três detenções em operação especial de prevenção criminal na cidade do Porto
2/10/2025
Serviço de Informações de Segurança (SIRP) vai ter nova sede no Porto
2/10/2025
“Município não tem competências de emissão de licenciamento de obras de Estado” sublinha Moreira
1/10/2025
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025