11 Sep 2024, 15:07
218
As habitações sorteadas, com tipologias que variam entre T0 e T3, encontram-se dispersas pela cidade, localizando-se, mais concretamente, em Aldoar, Campanhã, Massarelos, Paranhos, Ramalde, Vitória e Santo Ildefonso. Trata-se de habitação qualificada, adequada a diferentes fases e estilos de vida.
Nesta edição, e à semelhança do que ocorreu no concurso anterior, todos os fogos atribuídos através do sorteio provêm do programa municipal Porto com Sentido, que foi criado no final de 2020 com o intuito de arrendar habitações a proprietários, por períodos de cinco anos, para as disponibilizar a valores de renda acessível.
O conceito de “renda acessível” significa, na prática, que os valores são, pelo menos, 20% inferiores aos que são praticados no mercado. Em alguns casos, o programa municipal prevê ainda a atribuição de subsídio de apoio à renda, caso se verifiquem as condições gerais designadas no documento das “Condições para Atribuição de Habitações”.
A garantir a lisura de procedimento esteve o júri do sorteio, presidido por Sofia Alves, diretora da Habitação da Porto Vivo, SRU, empresa municipal que promove e operacionaliza, periodicamente, os sorteios de arrendamento acessível dinamizados pela autarquia.
Com este sorteio, são já 337 as habitações disponibilizadas pelo Município do Porto, com valores de renda acessível.