30 Oct 2024, 14:18
199
É considerada uma das mais importantes provas de estrada do país e no domingo, dia 3 de novembro, quer fazer história. A EDP Maratona do Porto tem mais de 12 mil atletas inscritos, entre os quais vários atletas da elite africana.
Este ano, o percurso divide-se entre as cidades do Porto e de Matosinhos. Devido às obras de construção da Ponte D. Antónia Ferreira, a maratona não passa por Vila Nova de Gaia.
Durante a apresentação da prova, a vereadora do Desporto da Câmara do Porto sublinhou que a parceria entre municípios permite "fazer mais e melhor. Esta prova é muito importante para a promoção e divulgação dos nossos territórios, ajuda a elevar a componente desportiva destes três municípios da Frente Atlântica".
Para Catarina Araújo, "a maratona do Porto simboliza tudo o que o desporto pode ser, além da componente competitiva: saúde, qualidade de vida, inclusão, igualdade, resiliência, valor económico e veículo de promoção turística". A responsável destacou ainda a diversidade dos participantes, "há cada vez mais jovens a participarem e atletas femininas, o que vai ao encontro do que tem sido uma das apostas do município. O Porto é uma cidade para todos".
A atleta olímpica Fernanda Ribeiro é a madrinha da prova, para a qual o diretor geral da RunPorto, Jorge Teixeira diz que "a expectativa é continuar a tentar bater recordes, não só da prova, mas de participação".
O atleta mais velho a participar na Maratona do Porto tem 85 anos, vem de Itália. No feminino, é a portuguesa Conceição Grare, com 71 anos.
Na conferência de imprensa de apresentação da edição deste ano marcaram ainda presença os vereadores de desporto das câmaras de Vila Nova de Gaia e Matosinhos, respetivamente José Guilherme Aguiar e Nuno Matos, assim como o diretor da Região Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vitor Dias, e o Turismo do Porto e Norte de Portugal esteve representado por Cancela Moura.
Fonte: CM Porto
Foto: Andreia Merca