15 Jun 2022, 0:00
148
Barcelos acolhe a exposição de Mário Vitória, na Sala Gótica dos Paços do Concelho, em Barcelos. A exposição estará patente até 24 de julho.
A mostra espelha “um interior de vitória, um silêncio particular, meditação, reza, intenção plena de agradecimento e esperança”. O autor deixa-se inspirar “nos inequívocos do dia a dia” e nas “causas maiores”, ao assumir a vontade de intervir socialmente e permitir que a sua arte percorra um caminho de intervenção social de permanente alerta. Para Mário Vitória: “Esta exposição não é um tratado antropológico, filosófico ou científico, são antes metáforas, poemas e posicionamentos que pretendem intrigar e ampliar as consciências, perante o cenário mais atual de guerra”, acrescentando: “Perante os estilhaços de guerra são estas imagens que ativamente se propõem a partir de Interior de Montanha. Imagens de planetas suspensos, montanhas leves, cristos vivos, rochas falantes, vazios essenciais, fusão de mundos, arcos de integração, geometrias sussurrantes”.
Segundo a vereadora da Cultura do Município de Barcelos, Elisa Braga: “É um privilégio para Barcelos apresentar na sua Sala Gótica, um dos espaços mais emblemáticos e simbólicos dos Paços do Concelho, a exposição de Mário Vitória”.
Nesta mostra, o autor propõe um repto a quem a visita, levantando questões pertinentes e atuais. A exposição foi inaugurada a 3 de junho.