Em
O Primeiro de Janeiro

22 Mar 2022, 0:00

670

Matosinhos eterniza “resiliência” do povo ucraniano pelo conceituado artista Mr. Dheo

A Rua Roberto Ivens, em Matosinhos, dispõe de um mural, pintado pelo conceituado artista Mr. Dheo, de homenagem à “resiliência” do povo ucraniano e ao seu “exemplo de resistência” e “amor incondicional à pátria”.

Mr. Dheo. Aguerra. Milhares de vidas perdidas todos os dias. Ou, isso nunca mais será o mesmo. Bens e memórias deixados para trás, famílias separadas e sonhos desfeitos, numa tristeza agonizante espelhada no rosto de um povo que foge de um conflito sem saber o que os espera do outro lado.
Na linha de frente, um raio de esperança e um exemplo de resistência, amor incondicional ao país e coragem única vinda de quem não teve outro jeito a não ser ficar e defender o que é seu. Nenhuma ação política justifica o ataque a alvos civis inocentes.
Esta é a minha homenagem a todos aqueles que perderam a vida, aos que tiveram de fugir do seu país e sobretudo aos que continuam a desafiar o destino no terreno . À união de um país, à defesa da sua honra e à sua resiliência. Um apelo para que os valores humanos falem mais alto e para que a paz prevaleça.
Na imagem, são bem visíveis os destroços provocados pela guerra na Ucrânia e um homem, em grande destaque, que carrega o símbolo da paz.
Intitulada “Freedom fighter”, em português “Lutador pela liberdade”, a obra retrata a “coragem ímpar vinda de quem não teve outro caminho senão ficar e defender o que é seu”.
Para o artista, não há ação política que justifique o “ataque a alvos civis inocentes” e, por isso, quis prestar esta homenagem ao povo ucraniano, num claro apelo aos “valores humanos” e à paz.
De referir que o mural pintado por Mr. Dheo foi apadrinhado pela Câmara Municipal de Matosinhos, que se disponibilizou a encontrar o espaço e a contactar empresas para ajudarem a tornar o projeto possível.
Mr.Dheo esteve sempre ligado à Arte. Como autodidacta, o seu primeiro contacto com o graffiti surgiu aos quinze anos e rapidamente os seus desenhos se transformaram em inúmeros estudos de letras. Meses mais tarde fez o primeiro trabalho na rua e foi conhecendo outros artistas com os quais se identificava e que o motivavam a continuar.
Hoje – depois de duas décadas de trabalho contínuo – Mr.Dheo já fez intervenções em mais de cinquenta cidades pelo mundo inteiro. Colabora com conhecidas marcas e empresas internacionais apesar de eleger a rua como o local perfeito para criar. Versátil, dedica-se sobretudo a produções foto realistas que, conjugadas com componentes gráficas, lhe conferem um estilo próprio em constante crescimento e desenvolvimento.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
VAMOS VOTAR, CONHECEMOS CADA ROSTO
7/10/2025
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025
Radares da PSP | Porto | outubro 2025
3/10/2025
A arte desvenda os mistérios da espiritualidade
3/10/2025
Super Dragões e Colectivo Ultras 95 oficialmente reconhecidos pelo Clube
3/10/2025
Três detenções em operação especial de prevenção criminal na cidade do Porto
2/10/2025
Serviço de Informações de Segurança (SIRP) vai ter nova sede no Porto
2/10/2025
VAMOS VOTAR, CONHECEMOS CADA ROSTO
7/10/2025
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025