Matosinhos investe 2,8 milhões de euros na reabilitação do Conjunto Habitacional da Cruz de Pau

A Câmara Municipal de Matosinhos procedeu à requalificação de 104 fogos do Conjunto Habitacional da Cruz de Pau. A intervenção, realizada em parceria com a MatosinhosHabit, envolveu um investimento de 2,8 milhões de euros e já está concluída.

Em comunicado, a autarquia explica que os trabalhos envolveram a “beneficiação do interior e do exterior dos blocos” e a “substituição integral das infraestruturas de água, saneamento, eletricidade, telecomunicações e gás”.
Além disso, adianta que se procedeu também ao “isolamento térmico dos edifícios, através do sistema «capoto» e foram substituídas as caixilharias com vidros duplos com corte térmico de forma a “melhorar a eficiência energéticas e o conforto das habitações”.
“O interior das habitações também foi renovado, nomeadamente no que respeita a cozinhas, casas de banho, pavimentos, portas e janelas”, indica ainda.
De seguida, o município informa que irá proceder à “requalificação do espaço público envolvente aos blocos habitações”, num investimento estimado em 520 mil euros.
Entre os principais destaques do projeto estão a “reconversão e qualificação dos passeios, o ordenamento do estacionamento automóvel (criação de quatro lugares para veículos de condutores com mobilidade condicionada), a colocação de mobiliário urbano coletivo, a colocação de suportes para bicicletas, a relocalização de escadas em pontos de ligação entre blocos, a implementação de passadeiras sobre-elevadas para redução da velocidade na rua Dr. António Teixeira de Melo e a redefinição dos espaços verdes junto aos edifícios”.
Adicionalmente, prossegue a autarquia, também as zonas de circulação pedonal serão reorganizadas.
De referir que os trabalhos de reabilitação do Conjunto Habitacional da Cruz de Pau foram visitados pela presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, acompanhada pela presidente do Conselho de Administração da MatosinhosHabit, Manuela Álvares, pela administradora executiva da MatosinhosHabit, Helena Vaz, pelo administrador não executivo da MatosinhosHabit, Carlos Mouta, pelo vereador do Desporto da autarquia, Vasco Pinho, e pelo presidente da junta da União das Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Paulo Carvalho.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Moreira fortalece sinergias e relações bilaterais com o Kosovo
19/06/2024
HBO escolhe a cidade do Porto para filmar a série "Favàritx"
19/06/2024
U.Porto agracia Ilídio Pinho com o título Honoris Causa
19/06/2024
Acompanhe a regata marítima no próximo fim de semana
19/06/2024
Azores Airlines apresenta novas rotas do Porto para a América do Norte
19/06/2024
O São João é no Sport
19/06/2024
Sobrevoe o Porto nas asas de um dragão a partir da Rua Sá da Bandeira
19/06/2024
Homem detido por posse der soqueira e navalha no Aeroporto Francisco Sá Carneiro
19/06/2024
Moreira fortalece sinergias e relações bilaterais com o Kosovo
19/06/2024
HBO escolhe a cidade do Porto para filmar a série "Favàritx"
19/06/2024