7 Jun 2022, 0:00
142
Na passagem por Matosinhos, o público em geral terá a oportunidade de visitar a Caravela Vera Cruz. Construída no ano 2000, no âmbito da comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, a Caravela Vera Cruz é uma réplica exata das antigas caravelas portuguesas.
Na chegada a Matosinhos, a vereadora do Desenvolvimento Económico, Comércio e Turismo, Marta Pontes, e o vereador do Desporto, Vasco Pinho, marcaram presença na receção da comitiva.
Amanhã, dia do feriado do Senhor de Matosinhos, vai ser possível visitar a Caravela Vera Cruz no Terminal de Cruzeiros. As visitas serão realizadas entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 19h00. Há visitas guiadas para escolas e visitas livres para a população em geral. As escolas devem realizar pré-inscrição para geral@aporvela.pt e a visita escolar tem a duração de 30 minutos. A entrada é livre.
Esta iniciativa decorre de um novo projeto da UPSTREAM Portugal e Fórum Oceano, no âmbito da Rede Nacional das Estações Náuticas de Portugal, que visa reforçar a visibilidade internacional dos itinerários portugueses dos Caminhos de Santiago e fortalecer, simultaneamente, a sinergia entre os percursos terrestres e marítimos.
Trata-se do primeiro “Caminho Marítimo de Santiago”, em território nacional e pretende recriar, parte da viagem da “Barca de Pedra” que, segundo reza a lenda, no primeiro milénio, transportou o corpo do Santo Peregrino desde a Palestina, até a Galiza.
O Caminho Náutico será realizado num total de 17 dias e é composto por nove etapas, com início em Vila Real de Santo António, e paragens nos portos de Vilamoura, Lagos, Sines, Cascais, Peniche/Nazaré, Ria de Aveiro, Matosinhos e Viana do Castelo. O percurso continua em direção a Baiona, terminando no porto de Vila Garcia de Arousa, na Galiza (Espanha), local a partir do qual os passageiros terão de completar o percurso a pé até Santiago de Compostela.
Este percurso será realizado por cerca de 20 embarcações (veleiros convidados), entre as quais a Caravela Vera Cruz, que estarão em Matosinhos entre 6 e 8 de junho.
Este novo percurso marítimo, cuja passagem hoje assinalamos na nossa cidade, permite uma abordagem e perspetiva diferente do Caminho, numa forte aposta na descoberta da paisagem costeira, da recuperação da história e cultura locais, apresentando uma nova modalidade e alternativa de realização deste itinerário tão especial e emblemático.
Matosinhos enquanto parte integrante deste cruzeiro inaugural e dada a sua indissociável ligação ao mar, encontra-se fortemente empenhado em receber e acompanhar da melhor forma este projeto, que dará seguramente início a um novo formato de realização do Caminho de Santiago e aportará uma nova dinâmica a este segmento de enorme potencial turístico.