Max Graham leva a 'festa' do vinho português a Londres

Mais de 50 produtores de vinhos portugueses vão estar na “Festa” em Londres no próximo fim de semana, um evento inspirado nas festividades dos santos populares que pretende celebrar e dar a descobrir Portugal com gastronomia e cultura.

Na sexta-feira, 24 e sábado, 25 de junho de 2022, a FESTA traz Portugal ao London Tobacco Dock através de uma celebração inovadora do vinho, gastronomia, música, artesanato, artes e design portugueses.
Numa homenagem aos festivais que estão no coração da cultura tradicional portuguesa, o FESTA é a celebração máxima de Portugal em Londres.
Concebido por Max Graham do Bar Douro e a Detetive de Vinhos Sarah Ahmed, FESTA representa a sua paixão conjunta pelo vinho português e une mais de 50 dos melhores e mais brilhantes produtores artesanais e produtores pioneiros de Portugal sob o mesmo teto.
“Todo o festival é uma viagem por Portugal. A primeira coisa que as pessoas vêem à entrada são barris onde os produtores vão estar com os vinhos, num percurso geográfico, que começa pelas ilhas e segue pelo sul de Portugal, Algarve e Alentejo, até Minho e Trás-os-Montes, no norte”, descreveu o organizador, Max Graham, à agência Lusa. 
O fundador do restaurante Bar Douro garante que muitos destes produtores nunca estiveram no Reino Unido e esta é uma ocasião inédita para os londrinos provarem vinhos de propriedades pequenas e quantidades limitadas, feitas por verdadeiros “artesãos”.
No meio do festival vai estar um espaço gastronómico com pratos do chef Leandro Carreira, dos restaurantes londrinos portugueses Volta do Mar e Bar Douro, bem como uma rulote de venda de bifanas, e ainda um mercado com outros produtos. 
A festa não podia estar completa sem música, que terá vários artistas e DJs, diz o organizador, contribuindo para uma “experiência multissensorial”.
A ideia do evento foi concebida pelo empresário luso-britânico juntamente com a crítica de vinhos britânica Sarah Ahmed e começou a germinar em 2018, quando ambos promoveram vários jantares temáticos para dar a provar vinhos portugueses na capital britânica.
Devido à pandemia, a iniciativa teve de esperar, tendo os dois colaborado na criação de uma loja de vinhos online e num clube de vinhos, que teve algum sucesso na promoção de novos produtores junto dos enófilos britânicos. 
“No fundo, agora que estamos a sair da pandemia, sentimos que as pessoas precisavam de uma celebração, e esta é uma celebração de Portugal em Londres. É por isso que se chama Festa”, disse Graham.
O evento, que se realiza nos dias 24 e 25 de junho no pavilhão Tobacco Dock London, distingue-se de outras provas de vinho por não ser reservado a especialistas e profissionais, e incluir comida e música.
“Não há eventos suficientes destes que sejam mais focados no consumidor. Quero que as pessoas que têm uma ligação a Portugal tenham um sentimento de estar em casa, e quero também proporcionar uma descoberta do país”, resumiu.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024
Dois homens detidos crime de contrafação na baixa do Porto
19/07/2024
Largo do Amor de Perdição recebe “FC Porto na Baixa”
19/07/2024
Muros da Rua de Miragaia vão ser reabilitados e reparados
19/07/2024
Porto Business School e Católica Porto Business School no MBA Ranking 2024
19/07/2024
Estádio do Dragão com novas regras de acesso
19/07/2024
Detido jovem de 16 anos por suspeita de pornografia de menores no Porto
19/07/2024
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024