5 Jan 2024, 0:00
148
No hospital Eduardo Santos Silva, Vila Nova de Gaia, estavam à espera na urgência polivalente 16 pessoas com pulseira amarela, com tempo de espera de 01 horas e 49 minutos, enquanto no Pedro Hispano, em Matosinhos, o tempo de espera para doentes urgentes estava dentro do tempo estimado.
Segundo o Porto Canal, a triagem de Manchester, que permite avaliar o risco clínico do utente e atribuir um grau de prioridade, inclui cinco níveis: emergente (pulseira vermelha), muito urgente (laranja), urgente (amarelo), pouco urgente (verde) e não urgente (azul).
Nos casos de pulseira amarela, o primeiro atendimento não deve demorar mais de 60 minutos, e no caso da pulseira verde a recomendação é que não vá além de 120 minutos (duas horas).
O Ministério da Saúde adiantou na quinta-feira que 42 centros de saúde estão a funcionar após as 20:00 nos dias úteis e 189 estarão abertos ao fim de semana para dar resposta a doença aguda não emergente.
Em comunicado, a tutela referiu que, numa altura de maior procura de cuidados de saúde, em resultado do aumento de infeções respiratórias e do tempo frio, que "pode descompensar a doença crónica", os utentes devem contactar previamente a linha telefónica SNS24 (808 24 24 24) para "aconselhamento e encaminhamento para a unidade de saúde mais adequada".