7 Mar 2024, 13:31
103
"Este projeto não é apenas uma iniciativa, é um símbolo de solidariedade e progresso", sublinhou o vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo.
Ricardo Valente acredita mesmo que, através do Porto_4_All, "estamos a moldar não apenas carreiras, mas também destinos. Estamos a construir pontes entre comunidades, entre culturas e entre corações. Este não é apenas um programa; é uma jornada de inclusão, equidade e oportunidade".
O vereador considera a realidade de integração de migrantes no mercado de trabalho "uma situação bifurcada" com "o contributo que a população estrangeira residente dá ao nível da demografia e mercado de trabalho" de um lado, e "uma realidade marcada pela desigualdade e desafio de integração" do outro.
"Mais do que números, são as histórias, as paixões e os sonhos desses indivíduos que enriquecem a nossa nação", reforça Ricardo Valente.
Lembrando as "lutas" que muitos migrantes enfrentam, desde as barreiras linguísticas até às complexidades dos processos de reconhecimento das suas competências, o vereador deixou a todos a mensagem de que "no meio dessas dificuldades, há esperança, há oportunidade e há um caminho para o sucesso".
No final, o vereador apelou a que "sejamos os arquitetos de um futuro onde a diversidade não seja apenas aceite, mas celebrada. Um futuro onde cada indivíduo, não importa de onde venha ou qual seja a sua história, tenha a oportunidade de alcançar o seu pleno potencial".