15 Sep 2022, 0:00
209
Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha e da Federação Socialista de Viana do Castelo, é o novo secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro. A autarquia passa assim para as mãos de Rui Lages, até agora vice-presidente do município.
António Costa dá assim um passo atrás e reconhece que precisa de um braço direito na coordenação política. O cargo de secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro pertenceu, no passado, a Mariana Vieira da Silva e a Tiago Antunes.
A nomeação de Miguel Alves foi confirmada, esta quinta-feira, através de uma nota no site da Presidência da República. O texto adianta que Marcelo Rebelo de Sousa "aceitou a proposta do primeiro-ministro de noemação de três novos secretários de Estado".
A tomada de posse dos novos membros do Governo realiza-se esta sexta-feira, pelas 19h30, no Palácio de Belém.
Miguel Alves, natural de Lisboa e licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, é um dos dirigentes socialistas mais próximos do executivo. É presidente da Câmara Municipal de Caminha desde 2013. Este era, por isso, o seu terceiro e último mandato.
A relação de proximidade com António Costa não vem de agora. Miguel Alves foi, entre 2007 e 2009, adjunto da Câmara Municipal de Lisboa, liderada na altura pelo agora primeiro-ministro. Foi também, entre 2006 e 2007, adjunto de Costa quando este era ministro de Estado e da Administração Interna.
Além de autarca da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves é atualmente presidente do Conselho Regional do Norte e presidente da Comissão Distrital da Proteção Civil de Viana do Castelo.