Milhares de mulheres caminharam pelas ruas do Porto em causa solidária

A manhã de domingo foi uma verdadeira festa na Alameda das Antas e zonas adjacentes. Milhares de mulheres – mais de 21 mil, segundo a organização (da Runporto) - encheram as ruas daquela zona da cidade com um ambiente único e emocionante.

Como já é tradição, por esta altura do ano, a Alameda das Antas é "invadida" por milhares de mulheres. O cariz competitivo é sempre o menos importante. As participantes foram chegando e cedo se começou a sentir a energia de cada uma delas. Antes do início da prova, a alameda já estava preenchida com um mar de mulheres que se juntaram para um aquecimento de preparação para a prova, com as mascotes Viena e Runito.

O tiro de partida deu-se às 10 horas, pelo padrinho da prova, o apresentador Jorge Gabriel, e pela atleta olímpica Fernanda Ribeiro. Todas as participantes começaram a sua prova num ambiente de animação que se manteve até ao fim.

Familiares, amigas e companheiras de luta fizeram deste evento um dia ainda mais especial, completamente dedicado à mulher. Todas as participantes uniram-se a correr ou a caminhar, num percurso de cinco quilómetros, por uma grande causa, a luta contra o cancro na mama.

Toda a prova é um verdadeiro hino à mulher e por isso mesmo esta prova foi especialmente dedicada a elas. Durante todo o percurso foram vários os pontos de animação que acompanharam e deram ainda mais força às participantes: fado, tunas académicas, corações gigantes e muito mais estiveram presentes neste dia.

Em termos competitivos, Ana Marinho (CDS Salvador do Campo) foi a vencedora desta edição, logo seguida de Rafaela Fonseca (RD Águeda) e Dulce Félix (SL Benfica). A cerimónia de pódio contou com a presença da vereadora do Desporto, Catarina Araújo, do diretor regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vitor Dias, e da representante da EDP, Mónica Sachetti, a que se juntaram também o diretor da Runporto, Jorge Teixeira, o apresentador da RTP Jorge Gabriel e a atleta olímpica Fernanda Ribeiro, entre outros.

O momento mais importante da manhã foi a entrega do cheque ao representante do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, Renato Garrido, no valor de 21.435 euros, dinheiro angariado nesta prova. Ao longo de todas as edições, a organização já conseguiu obter mais de 280 mil euros para doação.

Depois da cerimónia de pódio, a Alameda das Antas foi palco de um grande momento musical. O dueto Ofir deu início ao espetáculo, com a sua música "Super Mulher", seguido de Paulo Ribeiro, o cantor dos Bandalusa que com o seu toque romântico aqueceu o coração de todas as mulheres, e para finalizar este grande momento de festa João Paulo Rodrigues apresentou o seu novo single "Sempre tu".

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Devoção popular: folclore ou teologia viva?
6/02/2026
Alerta vermelho para risco de cheia nas zonas ribeirinhas do Porto
6/02/2026
Município e PSP reforçam estratégia de combate à insegurança em Ramalde
6/02/2026
Proteção Civil do Porto alerta para risco elevado de cheias devido à depressão Leonardo
5/02/2026
Homem detido por tentativa de homicídio de agente da PSP no Aeroporto Francisco Sá Carneiro
5/02/2026
Tenista turca Ayla Aksu vence torneio ITF W75 Porto
4/02/2026
Trânsito condicionado na VCI até ao dia 13 de fevereiro
4/02/2026
A PREOCUPANTE REALIDADE DAS REDES SOCIAIS
3/02/2026
Devoção popular: folclore ou teologia viva?
6/02/2026
Alerta vermelho para risco de cheia nas zonas ribeirinhas do Porto
6/02/2026