Em
O Primeiro de Janeiro

25 Apr 2024, 9:52

111

Milhares de pessoas festejaram e cantaram os sons de Abril nos Aliados

Nos 50 anos da noite da Revolução, os portuenses voltaram à rua para festejarem o Dia da Liberdade, na Avenida dos Aliados.

Milhares de pessoas quiseram associar-se aos festejos na cidade. Na véspera do "dia inicial inteiro e limpo", nas palavras de Sophia de Mello Breyner Andresen, poetisa nascida no Porto, a modernidade aliou-se ao canto, fazendo ecoar, pelo coração da Baixa, os sons de Abril.

A noite começou com um espetáculo de videomapping no Hotel Monumental, projetando imagens da revolução que ficou para a História. Seguiu-se um grande espetáculo, intitulado "Aliados à Liberdade", e que juntou, em palco, os grupos Canto Nono e Vozes da Rádio ao Coral de Letras da Universidade do Porto, com transmissão na RTP1. Juntos fizeram uma viagem pelas palavras que se tornaram icónicas e foram, em muitos casos, cantadas e ditas por autores e cantautores daquele tempo (Zeca Afonso, José Mário Branco e muitos outros). A festa terminou com uma grande sessão de fogo de artifício, à meia-noite, divulga o portal do Porto.

Festejos e Desfile da Liberdade

Hoje, o feriado começa com os jogos tradicionais para os mais novos e a tarde é feita com as vozes e as mensagens que Abril não deixa esquecer. Depois de uma homenagem aos resistentes antifascistas, no Largo Soares dos Reis, segue-se o habitual Desfile da Liberdade, que culminará com intervenções no palco instalado em frente à Câmara do Porto.

A partir das 15 horas, os Aliados assistirão ao concerto "Comemorar os 50 anos do Dia da Liberdade". Neste concerto, que contará com direção musical de André Castro e participação de Marco Quaresma (guitarra portuguesa), Pedro Matos (viola), Sofia Beco (violino), Beatriz Cerqueira (violoncelo), Tiago Pacheco (trompete), Fernando Maia (bateria) e Leonardo Carvalho (xilofone), será interpretada uma seleção de vários temas musicais celebrizados por músicos, autores e cantautores como José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, José Mário Branco, Fernando Tordo, Paulo Carvalho, entre outros.

Logo depois, pelas 16 horas, haverá a habitual intervenção da Comissão para as Comemorações Populares do 25 de Abril e às 16h15 um concerto com o projeto Cara de Espelho, um grupo que resulta do encontro de alguns dos nomes que marcaram a música portuguesa nos últimos anos, como os Deolinda, Ornatos Violeta, Gaiteiros de Lisboa, A Naifa, Humanos, entre outros.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025
Radares da PSP | Porto | outubro 2025
3/10/2025
A arte desvenda os mistérios da espiritualidade
3/10/2025
Super Dragões e Colectivo Ultras 95 oficialmente reconhecidos pelo Clube
3/10/2025
Três detenções em operação especial de prevenção criminal na cidade do Porto
2/10/2025
Serviço de Informações de Segurança (SIRP) vai ter nova sede no Porto
2/10/2025
“Município não tem competências de emissão de licenciamento de obras de Estado” sublinha Moreira
1/10/2025
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025