29 Jul 2022, 0:00
165
Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas afirmou, na quinta-feira, que é fundamental uma nova ligação Lisboa-Porto por comboio. Assegura que está a fazer todos os esforços para que a linha esteja pronta o mais rapidamente possível.
Nós teremos uma cimeira ibérica muito em breve, eu acho que esse será o momento ideal", respondeu o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, a uma questão da Lusa acerca das sucessivas apresentações da Infraestruturas de Portugal (IP) sobre o tema, mas sem uma concretização definitiva.
O Ministro das Infraestruturas considera que a ligação ferroviária em 75 minutos entre Lisboa e Porto vai mudar radicalmente a forma como se organiza o trabalho e as empresas em Portugal.
Pedro Nuno Santos lembrou que o comboio de alta velocidade permitirá ir de Braga a Lisboa em cerca de 47 minutos e de Lisboa ao Porto em uma hora e 15 minutos. O Ministro afirmou também que espera que a avaliação de impacto ambiental esteja concluída em 2023, para que o concurso público possa ser lançado no início de 2023.
Numa primeira fase, explica Pedro Nuno Santos, será construído o troço Porto-Aveiro e Aveiro-Soure (Coimbra), seguindo-se depois para a construção da ligação até ao Carregado (concelho de Alenquer, distrito de Lisboa). Para a segunda fase, está prevista a construção da ligação Porto-Vigo (Espanha).