25 Mar 2022, 0:00
145
Segundo a Autoridade da Concorrência, em causa estão os produtos da Johnson & Johnson, vendidos nas três cadeias de supermercados.
A Autoridade da Concorrência (AdC) diz que “existem indícios de que as três principais cadeias de supermercados presentes em Portugal utilizaram o relacionamento comercial com um dos mais importantes fornecedores de produtos de higiene e cuidado pessoal para alinharem os preços de venda ao público”.
Em causa estão os produtos da Johnson & Johnson, vendidos nas cadeias Modelo Continente, Pingo Doce e Auchan.
Ainda segundo o comunicado divulgado hoje pelo regulador, a acusação agora adotada conclui as investigações em fase de inquérito, na sequência de buscas realizadas em 2017.
Estas acusações somam-se aos nove processos sobre os quais a AdC já tinha adotado notas de ilicitude e aos cinco em relação aos quais avançou decisões finais condenatórias.
Auchan rejeita acusação
A Auchan já rejeitou qualquer “violação das regras de concorrência” e “alinhamento de preços”.
O Grupo confirma que foi notificado pela Concorrência e acrescenta que vai contestar a imputação e exercer os direitos previstos por lei.
“A Auchan confirma que foi notificada da nota de ilicitude proferida pela Autoridade da Concorrência no processo em questão e irá naturalmente apresentar a sua contestação e exercer os direitos previstos pela Lei da Concorrência para efetivação do direito ao contraditório quanto aos factos alegadamente imputados pela AdC”, refere o grupo em nota enviada à Lusa.
A Auchan refere ainda que as suas “práticas não configuram os atos imputados”, garantindo que “na Auchan são assegurados internamente todos os processos de formação e controlo dos seus colaboradores, a fim de evitar qualquer tipo de comportamentos que possam resultar na violação das regras de concorrência”.