Em
O Primeiro de Janeiro

17 Oct 2024, 9:15

234

Moreira assume políticas para um “envelhecimento digno, ativo e saudável”

O presidente da Câmara do Porto foi convidado a participar na 47.ª sessão do Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa, em Estrasburgo, numa intervenção sobre as “Comunidades envelhecidas – Garantir o acesso dos idosos a cuidados sociais de qualidade”.

“A dignidade humana, a inclusão social e a qualidade de vida das pessoas idosas têm de ser plenamente garantidas”, sublinhou, no Palais de L’ Europe, Rui Moreira, considerando este “um dever indeclinável da nossa sociedade, cujo não cumprimento representa um retrocesso civilizacional”.

Dando conta do crescimento populacional a que o Porto tem assistido, o autarca lembra que, apesar do rejuvenescimento protagonizado pelo aumento das comunidades imigrantes, a cidade “ainda não conseguiu travar a inversão da sua pirâmide demográfica”, acompanhando “a tendência europeia, que resulta da conjugação de uma natalidade baixa com uma longevidade crescente impulsionada pelos avanços médicos, tecnológicos e sociais”.

Consciente da vulnerabilidade deste grupo, o Município “colocou o tema da longevidade na agenda da cidade e passou a implementar políticas exclusivamente dirigidas às pessoas idosas”.

Rui Moreira levou ao Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa o exemplo que é o plano de ação “Porto Cidade Amiga das Pessoas Idosas”, documento que projeta “um ambiente urbano que promova a saúde e a autonomia dos mais velhos. Que assegure a sua qualidade de vida e prolongue a sua utilidade social. Que lhes proporcione uma maior participação cívica e uma efetiva vida comunitária”.

“No envelhecimento digno, ativo e saudável, o Porto quer estar na vanguarda europeia e na liderança nacional”, assegurou o autarca, reforçando o empenho “em fortalecer a cidade enquanto ageing community, no âmbito da política municipal de promoção da coesão social”.

O presidente da Câmara garante que o Porto tem “conhecimento, massa crítica, instrumentos e recursos para acudir aos problemas que advêm do envelhecimento populacional”, além de uma rede de parceiros conhecedores da realidade sociodemográfica.

Perante os membros do Conselho da Europa, Rui Moreira reforçou a mensagem de que “não é admissível que as pessoas idosas sejam excluídas da participação cívica, do mercado de trabalho e do acesso a bens essenciais, como a habitação, que se vejam confrontadas com edifícios, equipamentos, espaços públicos e transportes desadequados às suas características física, que se debatam quotidianamente com manifestações de intolerância, preconceito e discriminação”.

Ao lado do representante permanente junto do Conselho da Europa, o embaixador Gilberto Jerónimo, e do presidente do Congresso, Mar Cools, Rui Moreira inaugurou, ainda, a exposição “50 anos da Revolução dos Cravos”, do fotojornalista português Alfredo Cunha, no Hemiciclo do Palais de L’ Europe.

Composto por 612 membros eleitos que representam mais de 150 mil autoridades, o Congresso dos Poderes Locais e Regionais é responsável por reforçar a democracia local e regional.

 

Fonte/Foto: CM Porto

 

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Tenista turca Ayla Aksu vence torneio ITF W75 Porto
4/02/2026
Trânsito condicionado na VCI até ao dia 13 de fevereiro
4/02/2026
A PREOCUPANTE REALIDADE DAS REDES SOCIAIS
3/02/2026
Radares de Velocidade | Porto | fevereiro 2026
3/02/2026
Exploração do bar/cafetaria que servirá o Campo Prof. Joaquim Novais em consulta pública
3/02/2026
Chuva forte, vento intenso e queda de neve marcam esta semana na cidade
2/02/2026
Município mobiliza portuenses na ajuda às vítimas afetadas pelo mau tempo na Região Centro
2/02/2026
Clube dos Pensadores recebe André Ventura, candidato presidencial
30/01/2026
Tenista turca Ayla Aksu vence torneio ITF W75 Porto
4/02/2026
Trânsito condicionado na VCI até ao dia 13 de fevereiro
4/02/2026