Moreira considera “inabalável o compromisso com a solidariedade social”

O Município e a Santa Casa da Misericórdia do Porto voltaram a confirmar uma parceria que tem permitido “respostas sociais mais robustas, mais eficazes, mais inclusivas para os cidadãos carenciados”. Na tarde da passada sexta-feira, o presidente da Câmara, Rui Moreira, marcou presença na cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos gerentes da instituição, cuja equipa volta a ser liderada pelo provedor António Tavares.
“Se o Porto é reconhecidamente uma cidade justa e inclusiva, isso também se deve à intervenção humanizadora da Misericórdia no tecido social portuense”, considera Rui Moreira, sublinhando o “inabalável compromisso com a solidariedade social”.
Numa sessão onde participaram, também, o bispo do Porto, Manuel Linda, e o presidente da União das Misericórdias, Manuel de Lemos, o autarca referiu-se à ação “social, cívica, cultural e educativa” da Santa Casa como “decisiva para que a população do Porto seja mais coesa, tenha mais bem-estar e esteja mais bem preparada para a cidadania plena”.

Enaltecendo como a instituição se soube “reinventar e apontar ao futuro, expandindo as suas áreas de atuação, inovando nas suas respostas, melhorando os seus serviços”, o presidente da Câmara não tem dúvidas de que “é hoje uma das mais dinâmicas e inovadoras organizações do sector social, desempenhando um papel imprescindível no apoio aos mais desfavorecidos”.
A Misericórdia do Porto atua em áreas como a saúde e a assistência social, passando pelo apoio a crianças e jovens, pela educação, pelo ensino especial e pela cultura.
Pela autarquia, Rui Moreira garantiu a “vontade de continuar a colaborar na construção de uma cidade mais solidária, equitativa e próspera”.

“O Município do Porto tem um sólido historial de acompanhamento, apoio e integração de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social”, recordou o autarca, acrescentando que “queremos ir mais longe e ser ainda mais competentes nesta área”.
Disso são reflexo as parcerias que “se têm materializado em respostas sociais mais robusta, mais eficazes, mais inclusivas para os cidadãos carenciados do Porto”.

 

Fonte: CM Porto
Foto: CMP | 
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
A intoxicação dos adolescentes
17/04/2025
Diocese do Porto explica que permutas de imóveis não visam fazer dinheiro
17/04/2025
Torneio Internacional de Minibasquete Manuel Nunes joga-se este fim de semana
17/04/2025
"Parece normal que alguém olhe para aquele projeto (TGV) e pergunte se aquilo faz algum sentido", refere Moreira
16/04/2025
Casa da Música celebra 20 anos com concertos gratuitos em vários locais da cidade
16/04/2025
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
Rua Galeria de Paris com traçado original em memória da calçada portuguesa
15/04/2025
Cidade do Porto com quatro túneis condicionados ao trânsito durante duas noites
15/04/2025
A intoxicação dos adolescentes
17/04/2025
Diocese do Porto explica que permutas de imóveis não visam fazer dinheiro
17/04/2025