Moreira fortalece sinergias e relações bilaterais com o Kosovo

A convite do embaixador do Kosovo em Lisboa, Ylber Kryeziu, Rui Moreira discursou na abertura do evento que reúne mais de 40 empresas portuguesas e 100 empresas do Kosovo, além de vários ministros kosovares, com o objetivo de promover futuras parcerias que contribuam para o crescimento económico dos dois países.

Recordando como “Portugal e o Kosovo têm percorrido, ao longo dos anos, um caminho de estreitamento de laços diplomáticos e culturais”, o presidente da Câmara considera, no entanto, que “o relacionamento económico apresenta uma vasta margem de progressão” e que existem “potencialidades de investimento recíprocas”, quer seja em matéria de cooperação económica, trocas comerciais ou parcerias empresariais.

Nas palavras do presidente da Câmara, as tecnologias digitais, as indústrias culturais e criativas, o turismo, os serviços de elevada especialização, os centros de inovação, assim como os setores da mobilidade, energia e ambiente “transformaram o tecido empresarial da cidade e são hoje os grandes responsáveis pela criação de valor, conhecimento, inovação e emprego”.

“As empresas encontram no Porto talento tecnológico e inovação disruptiva, infraestruturas modernas e competitividade económica, qualidade de vida e sustentabilidade ambiental, tolerância intercultural e ambiente cosmopolita”, acrescenta Rui Moreira, referindo o número de startups per capita 20% superior à média europeia, assim como a atratividade crescente das universidades e politécnicos portuenses para a formação de estudantes internacionais.

Ainda durante o fórum, o presidente da Câmara participou num debate sobre “Oportunidades de Negócio e Investimento”. Num painel com a vice-ministra kosovar dos Assuntos Externos, Liza Gashi, e os diretores do grupo Super Bock, Rui Ferreira, e do grupo Bernardo da Costa, Ricardo Costa, Rui Moreira sublinhou como “a cidade recuperou a sua histórica capacidade para, à escala europeia, funcionar como um hub onde se cruzam talento, conhecimento, cultura e investimento”.

A viagem oficial de Rui Moreira teve início na Albânia, onde o presidente da Câmara foi recebido pelo homólogo de Tirana, Erion Veliaj, mas encetou, igualmente, reuniões com outros ministros locais.

Depois de se encontrar com a ministra da Agricultura, Anila Denaj, Rui Moreira foi recebido pela ministra do Turismo e Ambiente. A Mirela Kumbaro, o autarca falou sobre a estratégia municipal adotada na cidade do Porto, tendo tomado conhecimento das políticas albanesas nesta indústria, do crescente número de turistas – mais 40% nos primeiros cinco meses do ano, em relação ao período homólogo de 2023, e dos principais investimentos que estão a ser feitos, nomeadamente na intervenção em estruturas aeroportuárias.

Em Tirana, Rui Moreira reuniu, ainda, com Megi Fino, a secretária de Estado para a Europa e Negócios Estrangeiros, com quem falou sobre o processo de integração da Albânia na União Europeia, a afirmação daquele país no Mediterrâneo e as relações entre a cidade do Porto e Tirana.

Antes de assistir ao jogo da seleção nacional de futebol, o presidente da Câmara teve oportunidade de reunir, também, com o ministro albanês de Estado para a Administração Local, Arbjan Mazniku, que vem, tal como o Porto, promovendo a disponibilização de habitação com intervenção nos bairros, assim como a dinamização do ecossistema de startups.

Noutro ponto de contacto com o responsável pela Administração Local albanesa está, também, o tema da descentralização de algumas funções nos campos da educação, ou da saúde.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024
Dois homens detidos crime de contrafação na baixa do Porto
19/07/2024
Largo do Amor de Perdição recebe “FC Porto na Baixa”
19/07/2024
Muros da Rua de Miragaia vão ser reabilitados e reparados
19/07/2024
Porto Business School e Católica Porto Business School no MBA Ranking 2024
19/07/2024
Estádio do Dragão com novas regras de acesso
19/07/2024
Detido jovem de 16 anos por suspeita de pornografia de menores no Porto
19/07/2024
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024