Movimento independente de Rui Moreira quer mais polícia na cidade

“Por um investimento efetivo na segurança pública da cidade”. É este o mote da moção que será apresentada esta segunda-feira pelo grupo municipal de Rui Moreira, na assembleia municipal agendada para as 21 horas.

O movimento independente enumera aqueles que considera serem os maiores problemas de segurança na cidade e regressa a um dos temas que tem mantido no topo da atualidade ao longo do último mandato de Moreira à frente da Câmara: “o crónico tráfico e consumo de droga no espaço público, com os recorrentes assaltos e furtos nas ruas e com a violência na movida noturna.”

Para os Independentes, “o investimento do Estado na segurança pública da cidade não é consentâneo com aquele que a Câmara Municipal do Porto faz há já vários anos em meios que ajudam na prevenção e combate do crime.” No documento pode ler-se ainda alguns dos principais investimentos autárquicos em matéria de segurança. A moção a levar a votos na noite desta segunda-feira sublinha os cinco milhões de euros investidos na videovigilância do espaço público, o investimento no quadro da polícia municipal, o apoio à PSP através da cedência de viaturas e de um contrato interadministrativo, bem como a criação da sala de consumo assistido na zona da Pasteleira.

“O Porto investiu cerca de 650 mil euros numa Sala de Consumo Vigiado, que, nos primeiros nove meses, foi utilizada por mais de 1.600 pessoas e retirou da rua mais de 50 mil consumos”, sublinha o texto da moção, a par de outras medidas que, “extravasando os limites das responsabilidades do município, servem para afastar da cidade a sensação de insegurança.”

O grupo municipal defende um reforço de meios e efetivos policiais e aponta o dedo ao Estado, cujo investimento em matéria de segurança “não é consentâneo com aquele que a Câmara Municipal faz há já vários anos na prevenção e combate do crime”. No texto, o movimento insta ainda o Ministério da Administração Interna a “empenhar-se mais na procura de soluções que reforcem a segurança pública na cidade” e pede mais polícias para a Polícia Municipal do Porto, cujo quadro de 277 agentes se encontra deficitário em 86.

A segurança na cidade do Porto é o ponto único na sessão extraordinária da Assembleia Municipal convocada para esta segunda-feira a pedido do grupo municipal de Rui Moreira.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
A magia das luzes de Natal chegam este sábado à Avenida dos Aliados
26/11/2025
Arrancou a obra do elevador que ligará a Rua da Restauração aos Jardins do Palácio de Cristal
26/11/2025
“UM ERRO” NA ALEMANHA OU CORRUPÇÃO?
25/11/2025
Histórico Shopping Brasília comemora 49 anos a pensar no futuro
25/11/2025
Veículos pesados vão deixar de pagar portagens na CREP para aliviar trânsito na VCI
25/11/2025
“Insuficiência dos apoios atribuídos ao cuidador principal” do cancro pediátrico
24/11/2025
Bicampeões Nacionais de Hóquei em Patins derrotados em Lisboa
24/11/2025
A Beleza da Liturgia e o Êxodo dos Fiéis
21/11/2025
A magia das luzes de Natal chegam este sábado à Avenida dos Aliados
26/11/2025
Arrancou a obra do elevador que ligará a Rua da Restauração aos Jardins do Palácio de Cristal
26/11/2025